28 de novembro de 2010

01 de Dezembro - Dia Mundial de Combate à AIDS

Transformar o 1º de Dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em Outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU.
A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
O PPT sobre este assunto está disponível na aba de downloads deste blog.



Fonte: www.aids.gov.br

19 de novembro de 2010

SP dá início a mutirão de testes de HIV gratuitos

Ter, 16 Nov, 10h34.
Começou na manhã de hoje o mutirão para a realização de São Paulo. Cerca de 120 mil exames devem ser feitos gratuitamente até o dia 1º de Dezembro.
A campanha "Fique Sabendo" 2010 tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da AIDS, que é considerado fundamental para o sucesso do tratamento. A campanha também pretende incentivar pessoas que nunca realizaram o teste a conhecerem o seu status sorológico verdadeiro, independentemente de sua sexualidade.
Até 1.º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, cerca de 120 mil exames, dos quais 20 mil testes rápidos (resultados em cerca de 15 minutos) deverão ser realizados em todo o Estado, informou a secretaria. Informações sobre as unidades participantes podem ser obtidas pelo Disque DST/ AIDS: 0800-16-25-50.
Mais de 460 municípios aderiram à campanha, num total de 3,5 mil unidades de saúde. Ao todo foram mobilizados para a ação cerca de 40 mil profissionais de saúde de diferentes áreas, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de laboratório, entre outros.
Fonte: estadao.com.br