29 de maio de 2011

31/05 - Dia Mundial sem Tabaco

O Dia 31 de Maio – Dia Mundial sem Tabaco – foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados.


Um mal mundial. O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo - segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) -, e no Brasil não é diferente, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano devido ao tabagismo.


Sendo responsável por um total de 10 mil mortes por dia, o tabaco traz problemas de saúde não só para quem traga sua fumaça, como também para os fumantes passivos e para as pessoas envolvidas com o seu plantio. A OMS vem trabalhando para enfrentar esse sério problema de saúde pública e, em 1997, criou o Dia Mundial sem Tabaco. A data é o momento em que os 191 países membros da organização abordam um mesmo tema relacionado ao fumo com o objetivo de fortalecer a informação junto à população.


Fonte: http://portal.saude.gov.br




27 de maio de 2011

29/05 - Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher


Em 1987, na Costa Rica, realizou-se o V Encontro Internacional Mulher e Saúde, ocasião em que as participantes aprofundaram questões relacionadas à morte das mulheres durante a gravidez, o parto, o pós-parto e decorrente de abortos realizados em condições inadequadas. Como estratégia de combate a essas mortes, com 98% de causas evitáveis, as mulheres decidiram por um conjunto de ações capazes de tornar mais visível a mortalidade materna em todo o mundo. Logo, depois do V Encontro, em uma reunião realizada no dia 28 de maio, oitenta mulheres de várias nacionalidades instituíram o 28 de Maio como Dia de Ação pela Saúde da Mulher, tomando como subtema, naquele momento, a morte materna. A Campanha iniciada pelas mulheres, em um efeito dominó, foi sendo assumida pelos governos de diversos países e por organizações internacionais, regionais e nacionais de saúde. Na sua dinâmica, a Campanha muda de tema a cada dois anos, mas sempre tendo como foco os direitos das mulheres à saúde sexual e reprodutiva.


Fonte: http://www.ipas.org.br






24 de maio de 2011

6ª Edição Boletim Informape

Prezada Coordenação do Programa Escola da Família, Monitores Educacionais e Supervisores APE,

A 6ª edição do boletim Informape já está disponível na aba de "downloads" do blog.

Coordenação APE

23 de maio de 2011

26/05 - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

O dia 26 de Maio é dedicado ao Combate Nacional ao Glaucoma. A doença é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é o motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão, de acordo com a Associação Mundial do Glaucoma.


O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira, se não for tratada a tempo. No Brasil, mais de 900 mil pessoas têm a doença e 80% dos glaucomas não causam dor ou incômodo no início. Por ser uma doença crônica e que não tem cura, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.


Silencioso, para ser detectado, é preciso prevenir. Portanto é necessário um exame oftalmológico cuidadoso em que o médico faz a medida da pressão intra-ocular, o exame do fundo de olho e, quando necessário, o campo visual.


Fonte: www.isoolhos.com.br

17 de maio de 2011

19 de Maio - Dia Mundial da Hepatite

A hepatite é atualmente uma das doenças de maior incidência no mundo. Por isso, dia 19 de maio é o dia da luta contra este problema. “Essa doença consiste na inflamação do fígado, de maneira que compromete suas funções e provoca algumas anormalidades. Entre as anormalidades, destaque para a icterícia, que é o acúmulo de bilirrubina – pigmento esverdeado usado pelo fígado para produzir bile e ajudar na digestão de gorduras e funcionamento do intestino –, o qual faz com que a pele e as mucosas fiquem amareladas. Assim, quando a pessoa está com hepatite ocorre uma dificuldade de metabolização e eliminação da bile para o intestino. A hepatite C, considerada pela Organização Mundial de Saúde o maior problema de saúde pública, é a responsável pela maioria dos transplantes hepáticos, já que estima-se que 3% da população mundial esteja contaminada, atingindo níveis dez vezes maiores no continente africano. Essa transmissão, que ocorre mais facilmente do que a AIDS, geralmente acontece através de acidentes profissionais, transfusão de sangue e injeção compartilhada de drogas ilícitas de pessoas que têm o sangue ou secreção contaminados pelo vírus HCV.


É fundamental a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento especializado das hepatites para evitar complicações futuras.


Fonte: www.bancodesaude.com.br/hepatites





6 de maio de 2011

Cartilha 2010 Bullying - Justiça nas Escolas

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, "tiranete" ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo. Também existem as vítimas/agressoras, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma.
Saiba mais sobre esse assunto consultando a aba de “downloads” do blog. Lá você encontrará a cartilha 2010 Bullying - Justiça nas Escolas.