12 de março de 2010

Dicas de filmes para o trabalho de prevenção do uso abusivo de álcool e drogas

Bicho de Sete Cabeças




Sinopse:


Neto é um jovem estudante proveniente de uma família de classe média baixa, com pais pouco informados. Quando descobre em que situações seu filho está envolvido. Especialmente, ao encontrar um cigarro de maconha na roupa do rapaz, o pai (vivido por Othon Bastos) decide pela internação imediata do jovem num sanatório.


Algumas questões que podem ser abordadas a partir do filme:
- O ambiente escolar;

- O diálogo entre professores e alunos;

- A relação escola e pais;

- Quais os valores mostrados no filme, ou ainda, quais os valores faltaram no contexto em que o personagem central está inserido;

- Como evitar cair num ciclo vicioso (não necessariamente de drogas, mas de comportamentos e reações agressivas, por exemplo).


 
Ficha Técnica

Bicho de Sete Cabeças

País/Ano de produção: Brasil, 2000

Duração/Gênero: 74 min., drama

Distribuição: Columbia

Direção de Laís Bodanzky

Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Jairo Mattos.



Cazuza – O Tempo Não Pára




A produção do filme “Cazuza – O Tempo Não Pára”, é baseada no romance “Só as mães são felizes” de Lucinha Araújo (mãe de Cazuza).

O que podemos trabalhar:
A  contextualização das músicas, como as  composições “Brasil”, “Ideologia”, e “Burguesia” .Assim como, o comportamento dos jovens de uma geração marcada pela perda de ídolos e amigos vítimas da infecção pelo HIV.


Ficha Técnica

Cazuza - O Tempo Não Pára

País/Ano de produção: Brasil, 2004

Duração/Gênero: 98 min., Drama

Direção de Sandra Werneck e Walter Carvalho

Roteiro de Fernando Bonassi e Victor Navas

Elenco: Daniel de Oliveira, Marieta Severo, Reginaldo Farias, Andréa Beltrão, Leandra Leal, Débora Falabella, André Gonçalves, Cadu Fávero, Emílio de Mello.


Meu Nome não é Johnny



O filme de Mauro Lima é mais uma obra de referência do novo cinema brasileiro, e aborda a trajetória de um jovem, traficante, no Rio de Janeiro. 

Ficha Técnica

Meu Nome não é Johnny

País/Ano de produção: Brasil, 2008

Duração/Gênero: 128 min., Drama

Indicação Etária:14 anos

Direção de Mauro Lima

Roteiro de Mariza Leão e Mauro Lima, baseado em livro de João Guilherme Estrela

Elenco: Selton Mello, Cléo Pires, Julia Lemmertz, Cássia Kiss, André de Biasi, Eva Todor, Rafaela Mandelli, Ângelo Paes Leme, Giulio Lopes, Orã Figueiredo, Flávio Bauraqui.



Obrigado por fumar

Combatendo as drogas legalizadas



 Sinopse:

Em determinados momentos da produção “Obrigado por fumar”, estão reunidos ao redor de uma mesa, os representantes das indústrias do álcool, das armas de fogo e do tabaco. São amigos e se sentem muito próximos pelo fato de fazerem lobby por produtos que são fortemente rechaçados pela sociedade. Estas cenas favorecem a discussão sobre o poder da mídia e dos lobistas no mercado de consumo.

O filme nos direciona a refletir sobre a indústria tabagista e os seus rumos no mundo em que vivemos.

Para Trabalhar:
1 - “Obrigado por fumar” é uma peça de contrapropaganda e, nesse sentido, seria muito interessante estimular os participantes a produzir também material publicitário que desestimulasse o uso do cigarro, do álcool, das armas de fogo. As atividades poderiam  contemplar painéis, pôsteres, filmes curtos, jingles para rádio.

2 - O estímulo ao desenvolvimento de hábitos saudáveis: alimentação, esportes.    

Ficha Técnica

Obrigado por fumar

(Thank you for smoking)

País/Ano de produção: Estados Unidos, 2006

Duração/Gênero: 92 min., Comédia

Direção de Jason Reitman

Roteiro de Jason Reitman, baseado em livro de Christopher Buckley

Elenco: Aaron Eckhart, Maria Bello, Katie Holmes, William H. Macy, Robert Duvall, Rob Lowe, Adam Brody, Sam Elliott, Cameron Bright, David Koechner.


Quando um homem ama uma mulher

O precipício do alcoolismo





“O que é alcoolismo?” pergunta a menina de cinco anos. Surpreendido pela dúvida da filha, o pai se esforça para traduzir em palavras o drama vivido por toda a família em virtude do vício de sua esposa. Há, evidentemente, muitas palavras que poderiam ser utilizadas para explicar esse vício pelas pessoas que conhecem as dificuldades e percalços relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Este tema também foi abordado nos filmes: Farrapo Humano (com Ray Milland; dirigido por Billy Wilder), O Veredicto (com Paul Newman; dirigido por Sidney Lumet) ou ainda, Despedida em Las Vegas (com Nicolas Cage; dirigido por Mike Figgis).

Um eventual estudo sobre a degradação provocada pelo álcool poderia incluir uma visita a qualquer um dos títulos mencionados acima. O que se vê nas telas é uma reprodução dos erros e desacertos que afetam a vida dos envolvidos com o problema.
"Quando um homem ama uma mulher" aborda o tema de forma branda.Tenta demonstrar a questão atingindo um público mais amplo, podendo ser considerado até mesmo como um filme de entretenimento. Apesar disso, não trata de forma leviana ou descompromissada um tema importante para a sociedade e para a educação, comprovação disso é a própria ambientação da história a um ambiente familiar típico. Pode ser um importante aliado para trabalhar o alcoolismo na escola.

Para o trabalho:
1- Há algumas campanhas sendo feitas a nível nacional contra a venda e consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes em nosso país. Qual é o mote do trabalho desses grupos? Que efetividade eles apresentam? O que mais pode ser feito? Que tal fomentar uma pesquisa entre os estudantes para descobrir esses projetos, obter informações sobre o alcoolismo entre os grupos populacionais brasileiros, conversar sobre as conseqüências desse vício?

2- O que a família pode fazer em relação ao consumo precoce de bebidas alcoólicas por seus filhos? Uma das primeiras e mais prementes medidas é moderar o consumo por parte dos adultos.
3- Monte uma mostra de filmes com os títulos apresentados no início desse artigo (Farrapo Humano, O Veredito, Despedida em Las Vegas) . Ao final, favoreça um debate com todos os públicos.

Ficha Técnica

Quando um homem ama uma mulher

Título Original: When a man loves a woman

País/Ano de produção: EUA, 1994

Duração/Gênero: 126 min., Drama/Romance

Direção de Luis Mandoki

Roteiro de Ronald Bass e Al Franken

Elenco: Meg Ryan, Andy Garcia, Ellen Burstyn, Philip Seymour Hoffman,

Tina Majorino, Mae Whitman, Lauren Tom, Eugene Roche, Gail Strickland.

Nenhum comentário: