21 de julho de 2010

Comunicado APE 47/2010 Dia Mundial de Combate às Drogas

Prezados Monitores e Supervisores APE
As drogas surgiram para curar, e as conseqüências do abuso estão se tornando a doença mais grave do século. Nos dias de hoje, nos chama a atenção e nos preocupam, os jovens começando a usar drogas mais cedo, ainda crianças, e raramente usam uma droga só - eles fazem uso de várias drogas simultaneamente, a começar pelo álcool.
E é certo que a intoxicação, os prejuízos e a overdose, como o risco de dependência aumentam. Temos um novo perfil de dependentes nesse século: são mais jovens e poliusuários, isto é, usam várias drogas simultaneamente.
Nós educadores não podemos fazer vistas grossas à experimentação na adolescência, pensando ser rebeldia da idade e coisa passageira. Também não podemos minimizar os prejuízos do uso de drogas ditas mais leves ou lícitas, como o álcool, maconha, comprimidos, chás, anabolizantes. Todas são traiçoeiras. Começar o uso de álcool precocemente é preocupante, como é a experimentação da maconha. O jovem tem prejuízos com a memória, concentração e a chamada síndrome antimotivacional, ou seja, a pessoa se torna apática quanto e tem dificuldades em persistir em alguma tarefa ou estudo. As percepções dos adultos quanto aos riscos do álcool e da maconha é mínima, então deixam a experimentação rolar e quando abrimos olhos o vício está instalado.
Como educadores que visam à mudança de paradigmas em função da obtenção de uma melhor qualidade de vida, nossa missão é informar a comunidade com o objetivo de evitar que esse mal atinja os nossos jovens (população mais afetada e suscetível ao uso de drogas).
Em função do Dia Mundial de Combate as drogas pedimos que seja fomentada a campanha e, para tanto, enviamos anexos documento que (tais documentos se encontram na área de downloads do blog APE) e esperamos, auxiliem no desenvolvimento de ações de prevenção e combate ao uso de drogas.
Atenciosamente.
Maria Helena Berlinck Martins
Coordenação do Programa Escola da Família SEE - CENP
Marcos Galvez
Coordenação do Projeto APE

Nenhum comentário: