24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL!!!

A Coordenação APE deseja a todos que de alguma maneira contribuíram para o sucesso do Projeto no ano de 2010 um Feliz Natal e um 2011 repleto de realizações.

FELIZ NATAL E UM ÓTIMO 2011!!!

20 de dezembro de 2010

Dicas de Verão - APE

Com a chegada do verão as antigas recomendações sobre como diminuir o risco dos efeitos danosos dos raios solares voltam à tona – também pudera, o índice de câncer de pele têm aumentado no país, o que se faz necessário reforçar as advertências nesse período.

Vivemos em um país tropical e se já não bastasse a alta incidência da luz solar nessa época do ano, ainda há o problema do buraco na camada de ozônio que muitos se esquecem, mas essa camada é uma proteção natural que ajuda a filtrar os raios ultravioletas. Parte dessa camada foi destruída, acredita-se pelo uso do CFC – Clorofluorcarbono e sem essa proteção acabamos por receber diretamente esses raios, principalmente os habitantes da região sul do Brasil.

O PPT contendo “DICAS DE VERÃO DO APE” se encontra na aba de “downloads”do blog.

Fonte: www.liveseg.com/rapidas/verao.html

10 de dezembro de 2010

Comunicado APE 79/2010 Ações de Combate a AIDS

Prezados Monitores,
 O mês de Dezembro é o mês simbolicamente escolhido como o mês de combate a AIDS.
O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/AIDS são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da AIDS e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da AIDS no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à AIDS. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.
 O que é AIDS
 Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.
Transmissão
- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Tratamento
Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).
Fique sabendo
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega AIDS dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.
 Para auxiliá-los no trabalho, o material contendo textos conceituais e sugestão de atividades se encontra na aba de “downloads” do blog.
Bom trabalho a todos

6 de dezembro de 2010

Tudo o que eu sonhava em Cinematerapia!

Os irmãos Lumière não foram os inventores do cinema. Na verdade o cinema tem a idade do homem, pois cada um de nós possuímos nosso cinema interno onde projetamos nossos filmes, que são os nossos sonhos.

Filmes são expressões de sentimentos, de desejos, de conflitos. Expressam aquilo proposto pelo escritor, pelo redator, pelo diretor, pelos atores, etc. Cada um imprime um pouco de subjetividade nesta obra de arte coletiva.

Não é de hoje que várias escolas da Psicologia utilizam este instrumento no processo psicoterápico. Filmes são facilitadores de insights, desde que orientados por profissionais qualificados, e, quando bem analisados podem levar a reflexões importantes, seja para o dia a dia, seja para o processo psicoterápico.

Há muito que psicanalistas utilizam filmes como material de estudo da psicanálise. Alguns psicólogos no processo de terapia, nos EUA e há algum tempo aqui em nosso país, têm recomendado filmes a seus pacientes.

Os filmes funcionam como ferramenta de apoio à terapia. Mas que ninguém pense que irá assistir a um filme e todos seus problemas estarão resolvidos, não é isso.

A cinematerapia entra como apoio às consultas, pois o filme toca direto no inconsciente, principalmente se ele for visto no cinema porque com sua sala escura, a tela grande, o volume alto, cria um ambiente propício para que a pessoa mergulhe intensamente na história e reconheça dilemas e emoções, que nem sempre têm raízes conscientes. De uma maneira indireta leva à reflexão sobre seus próprios conflitos. É fundamental que posteriormente o paciente discuta com o terapeuta os conteúdos afetivos mexidos pelo filme, pois se não o fizer corre o risco de esquecer (como se esquece dos sonhos) o que assimilou.

Uma ótima ferramenta de trabalho.

Aproveitem.

4 de dezembro de 2010

Comunicado APE 78/2010 Assunto: Comunicado PEF 102/2010 - Videoconferência: Arte de Contar Histórias

Prezados Monitores e Supervisores APE,

Conforme comunicado abaixo, informamos que os Monitores Educacionais e Supervisores APE estão convocados a assistirem a Videoconferência em questão.

Atenciosamente

Marcos Galvez

Coordenador Projeto Ações Preventivas na Escola

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMUNICADO PEF Nº102/2010 - Videoconferência - Arte de Contar Histórias

São Paulo, 01 de dezembro de 2010

Às

Diretorias de Ensino

Coordenação Regional do Programa Escola da Família

ASSUNTO: Videoconferência – Arte de Contar Histórias

Prezadas Coordenações Regionais

Convidamos todos os educadores do Programa Escola da Família para assistirem à videoconferência Arte de Contar Histórias, por streaming. Para acessar, é necessário entrar no endereço eletrônico: www.rededosaber.sp.gov.br.

Toda interação, no dia da Videoconferência, deverá ser realizada pelo e-mail faleconosco@rededosaber.sp.gov.br .

Abaixo os dados da Videoconferência.

Tema: Arte de Contar Histórias

Data: 06 de Dezembro de 2010 (Segunda-Feira)

Horário: Das 14h às 16h30

Órgão: SEESP/CENP/FDE/Programa Escola da Família

Videoconferencistas:

· Ana Maria Stuginski – Chefe do Departamento de Parcerias e Coordenadora Executiva do Programa Escola da Família - FDE

· Ana Luísa Lacombe – Atriz e Contadora de Histórias.

Objetivo: Oferecer formação na arte de contar histórias às Coordenações regionais e Locais para que esses profissionais, uma vez sensibilizados, possam criar ações e encontro dessa natureza. Os espaços abertos das escolas devem proporcionar momentos de interação com histórias que propiciem a capacidade imaginativa e mobilize a comunidade para participar de momentos mágicos.

Observação: Reforçamos a importância dos Educadores Profissionais na participação da Videoconferência Arte de Contar Histórias, para que ações dessa natureza sejam imprimidas no cotidiano do Programa Escola da Família.

Atenciosamente

Ana Maria Stuginski

Coordenação Executiva do Programa Escola da Família

FDE / SEE