1 de abril de 2010

Meio Ambiente - Dia Mundial da Água


COMUNICADO de 22 de Março de 2010

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COMUNICADO APE n.º 20/2010

ASSUNTO: Orientações para o dia mundial da água

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Prezados (das) Supervisores e Monitores Educacionais APE,


Em consonância com o calendário de datas comemorativas para o mês de março, temos em 22/03 o dia Mundial da água. Visando contribuir para o desenvolvimento das atividades sobre o tema, seguem orientações e textos de apoio.

Água - parte do meio ambiente


Quando considerarmos que o ambiente é o conjunto de elementos naturais e sociais que se inter-relacionam em um lugar e em um tempo determinados, compreenderemos também, que todos os elementos naturais - o universo, nosso planeta e o que nele existe de maneira natural: a água, o ar, o solo, a fauna, a flora, o clima- se encontram em permanente relação com os elementos sociais - os seres humanos, suas construções e suas ações - e que por meio desta dinâmica realizamos as atividades que conduzem ao progresso e ao desenvolvimento.


As interações produzidas por este sistema dinâmico acontecem em algum lugar: em uma rua, em nossas casas, em um centro urbano, no campo, nas montanhas, nos mares, em rios, selvas ou desertos. E em um dado momento: neste instante e com projeção para o futuro, permanentemente, em ocasiões que ocorreram no passado.


É levando-se em conta este cenário, que as atividades em celebração ao dia mundial da água (22/03) poderão se desenvolver, focando as consequências destas interações, assim como, os lugares onde ocorrem, destacando-se os impactos e consequências das ações diárias e cotidianas que cada um imprime ao planeta.


Em anexo encaminhamos textos, sugestões de atividades, sites sobre o meio ambiente e água, como o Rede Cluster de Educação Ambiental, que desde o ano 2000 coleta processa e envia matérias sobre água, meio ambiente, degradação ambiental, saneamento e educação ambiental para milhares de pessoas em todo o mundo.

Mais de 10 mil Representantes dos Setores Público, Privado e Não Governamental participam da REDE. Pelo site www.agua.bio.br é possível acessar uma série de artigos e informações relevantes que poderão contribuir de forma significativa para o trabalho sobre o tema nas unidades de ensino do Programa Escola da Familia e Projeto Ações Preventivas na Escola.


O desenvolvimento sustentável e a água – este pode ser um tema norteador de ações



O desenvolvimento sustentável em escala humana é aquele que se centra na busca da satisfação das necessidades fundamentais da população e na elevação de sua qualidade de vida através do manejo racional dos recursos naturais, sua conservação, recuperação, melhoria e uso adequado.


• Poderemos propor uma reflexão coletiva sobre o significado do desenvolvimento sustentável “em nossa comunidade”. Como se relaciona a gestão dos recursos naturais com o desenvolvimento? Estamos pensando no futuro quando trabalhamos com os recursos existentes? Que papel desempenha a água na comunidade, em relação com o desenvolvimento sustentável?

• Listar todos os usos que a comunidade faz da água e estabelecer se todos eles são sustentáveis; em caso negativo, quais as soluções?

• A partir da seleção, junto aos participantes, dos hábitos considerados prejudiciais à conservação do meio ambiente e ao uso racional da água e energia, e também àqueles considerados positivos ao desenvolvimento sustentável, elaborar um quadro com dicas sobre o assunto, considerando-se situações trazidas por eles. Estas informações poderão ainda ser desdobradas em dramatizações, jogos com perguntas e respostas, jogo da memória “ cuidando do planeta para as futuras gerações”,histórias em quadrinhos enfatizando o que poderá acontecer caso não mudemos hábitos simples, etc.

• Um jogo “o que é o que é?” com termos e conceitos comuns à preservação ambiental, tais como: desenvolvimento sustentável, ecologia, sobrevivência das gerações futuras, efeito estufa, aquecimento global, consumo sustentável, desperdício, agenda 21, camada de ozônio e outros. Pode-se realizar uma gincana, o grupo que apresentar o maior número de respostas aos conceitos, ou o maior número de conceitos respondidos. Ou ainda, após descobertos os significados cada um escolhe um tema para desenvolver um trabalho: poesia, jogral, teatro, redação.

• Uma exposição fotográfica sobre a água e os problemas ambientais, com debates, escolhas de fotos para discussão, ou realização de outras atividades a partir da fotografia escolhida.

• Encaminhamos texto sobre enchentes e alguma fotos que poderão facilitar as discussões.

• Vistas monitoradas ao local responsável pelo abastecimento de água do município. Estas visitas possibilitam ampliar as informações sobre a importância da conservação para as próximas gerações.

• Além de dicas sobre economia de água e energia.


Vale lembrar que o material fornecido na Orientação técnica CONPET possui uma série de ideias, textos, além de slides para palestra sobre o tema.


Para reforçar as atividades a respeito do dia mundial da água, podemos também explanar sobre o ciclo da água. Abaixo textos de apoio extraídos do site da associação guardiã da água.


Ciclo da Água


A água desenvolve um ciclo. O chamado ciclo da água é o caminho que ela percorre. A chuva, basicamente, é o resultado da água que evapora dos lagos, rios e oceanos, formando as nuvens. Quando as nuvens estão carregadas, soltam a água na terra. Ela penetra o solo e vai alimentar as nascentes dos rios e os reservatórios subterrâneos. Se cai nos oceanos, mistura-se às águas salgadas e volta a evaporar, chove e cai na terra.

A quantidade de água existente no planeta não aumenta nem diminui. A abundância de água é relativa. É preciso levar em conta os volumes estimados de água acumulados e o tempo médio que ela permanece nos ambientes terrestres. Por exemplo: nos rios o volume estimado de água é de 1700 quilômetros cúbicos e o tempo de permanência no leito é de duas semanas. As geleiras e a neve têm 30 milhões de quilômetros cúbicos e a água deve ficar congelada por milhares de anos. A água atmosférica tem o volume de 113 mil quilômetros cúbicos e permanece por 8 a 10 dias no ar.
 
 
Acredita-se que a quantidade atual de água seja praticamente a mesma de há 3 bilhões de anos. Isto porque o ciclo da água se sucede infinitamente. Não seria engraçado se o alimento que comemos ontem tivesse sido preparado com as águas que, tempos atrás, foram utilizadas pelos romanos em seus famosos banhos coletivos?


A água tem como característica interessante seu extraordinário grau de mobilidade: passa do estado líquido ao estado gasoso, retorna ao estado líquido, pode passar novamente ao estado sólido e continua assim em um processo permanente de mudanças que se relaciona com a energia.

A água é a mestra do reciclado, da autoconversão e da autopurificação.


Vejamos como ocorre o processo:





As águas oceânicas ou continentais passam ao estado gasoso mediante a evaporação, graças à energia que recebem do sol. Os níveis de evaporação dependem da temperatura e da quantidade de vapor ou umidade que se encontre no ar circundante. Também existe uma importante evaporação que provém das plantas, que neste caso se denomina transpiração.

O processo inverso à evaporação é a condensação. O vapor volta a se converter em água quando o ar saturado com umidade absorve mais umidade por parte de outras substâncias ou quando há uma gota na temperatura do ar saturada com umidade. O vapor se condensa no ar e forma minúsculas gotas de água; estas por sua vez formam as nuvens. O ar que contém vapor ou nuvens é transportado pelo vento de um lugar a outro, por este motivo, o vento desempenha um papel importante na possibilidade de que chova ou não em um lugar.

Como as minúsculas gotas que constituem as nuvens não têm possibilidade de cair na terra por seu pequeno tamanho, é possível que se convertam de novo em vapor. Calcula-se que cada milhão dessas minúsculas gotinhas pode formar tão somente uma gota de chuva. Estas gotas grandes são as que caem na superfície terrestre em forma de precipitação. De acordo com as condições climáticas, as gotas se unem, às vezes, com cristais de gelo e formam flocos de neve que podem se converter em água à medida que caem na terra ou se precipitam em forma de granizo.

Quando chove, a água não desliza pela superfície unicamente, mas parte dela é absorvida pela terra. A possibilidade de que o solo absorva a água depende de diversas circunstâncias, entre elas, o grau de porosidade do solo, a vegetação existente e as camadas que resultam impenetráveis. Por exemplo, nas cidades, o asfalto não permite que a água seja absorvida pelo solo. Em todo este processo existe também a possibilidade de que sejam criadas fontes naturais de água, particularmente quando a chuva é retida nas camadas rochosas.

A água superficial é aquela que flui sobre a superfície da terra, como os rios, ou que se encontra em um lugar concreto, como os lagos ou áreas úmidas. Assim, o ciclo da água transcorre em diversas etapas: a evaporação ou transpiração, a condensação, o transporte, as precipitações, a infiltração e o movimento de águas superficiais ou subterrâneas. Em cada um destes momentos, a água representa um grande valor ecológico, uma vez que estabelece as bases para que os diversos ecossistemas, sejam eles aquáticos ou terrestres, tenham possibilidades de vida.

Vejamos alguns detalhes:


- Quando as águas oceânicas evaporam, os vapores resultantes já não têm sal, de maneira que nesse momento se realiza uma valiosa transformação da água salgada em água doce, a qual é transportada posteriormente para as superfícies continentais.

- Os ecossistemas dependentes de fluxos de energias e de ciclos de nutrientes essenciais, são providos pela água graças a sua capacidade de dissolvê-los e transportá-los.

Sem a água não funcionariam os ciclos biológicos, geológicos, nem químicos que permitem a vida.

- A presença da água equilibra o calor do nosso planeta ao transportar calor de umas a outras latitudes e consegue que as variações térmicas sejam menores.


Tudo isto destaca a enorme importância de manter um bom equilíbrio global da água, já que todos os processos mencionados têm uma permanente interação e uma decisiva influência mútua. Por exemplo, de nada serviria fazer a gestão dos recursos hídricos em uma pequena localidade, de maneira isolada, se no seu entorno as atividades estão desequilibradas. Por este motivo, é preciso que se respeite e cuide o ciclo da água em todo o planeta Terra e que se considerem os elementos de suas diversas etapas para conseguir que continue sendo o valioso motor e base da vida.

Sites interessantes:

• UNESCO - Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura

• PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil

• OIEAU - Departamento Nacional da Água (França)

• WMO - World Meteorological Organization

• ANA - Agência Nacional de Águas

• Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH

• DAEE - Departamento de águas e Energia Elétrica http://www.daee.sp.gov.br/

• Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA

Apresenta diversas informações referentes ao meio ambiente, ecossistemas brasileiros, fauna e flora do Brasil, unidades de conservação, educação e política ambiental.

• Sabesp: http://www.sabesp.com.br/

Para conhecer mais detalhes sobre a Agenda 21, visite os sites indicados abaixo:

http://www.riomaisdez.org.br/rio92.htm

http://www.ambiente.sp.gov.br/agenda21bras/agendabras.htm

http://www.mma.gov.br/port/se/agen21/capa/

http://www.agenda21.org.br/



Enchentes


Enchente não é necessariamente, sinônimo de catástrofe. É apenas um fenômeno natural dos regimes dos rios. Não existe rio sem enchente. Por outro lado, todo e qualquer rio tem sua área natural de inundação. As inundações passam a ser um problema para o homem quando ele deixa de respeitar esses limites naturais dos rios. Por exemplo, quando remove as várzeas e quando se instala junto às margens. Ou então quando altera o ambiente de modo a modificar a magnitude e o regime das enchentes, quando desmata, remove a vegetação e impermeabiliza o solo.


"As alterações que o homem provoca na bacia hidrográfica, alterando suas características físicas, também aumentam o prejuízo dessas enchentes."


Como o homem altera as características da bacia?

De diversas formas. A primeira, ou a mais importante, é quando ele suprime a cobertura vegetal e introduz obras com características de impermeabilização do solo, como construção de casas, telhados, pavimentação de ruas, quintais etc

Perdemos a capacidade de retenção da água através da vegetação e perdemos também a capacidade de infiltração dessa água no solo. Por conseguinte, os volumes de água que chegarão nos rios serão sempre maiores. E, portanto, os prejuízos das inundações também serão maiores.

A pergunta que fica é: como podemos enfrentar o problema dos prejuízos decorrentes das inundações?


Existem basicamente três formas: a primeira é não ocupar as áreas de inundação; a segunda é não alterar - ou alterar o menos possível - as características físicas da bacia hidrográfica. E, por último, através da implantação de obras de contenção de cheias, como a construção de barragens, reservatórios, construção de diques para proteção de áreas de riscos altos de inundação, enfim, outras obras de engenharia, do tipo desassoreamento de rios e ampliação de seus leitos.


Todas essas obras têm uma característica comum: são extremamente caras e onerosas para a sociedade. Conquanto tenha um certo grau de eficiência, nós podemos dizer que elas não são absolutamente eficazes porque, mesmo contando com essas obras, sempre haverá um evento de chuva, um evento de cheia que provocará uma inundação maior do que aquelas para as quais essas obras foram projetadas". Constante Bombonatto, Engenheiro da SABESP, especialista em ciclo hidrológico.

Folha de São Paulo


Folha de São Paulo


SUGESTÕES DE ATIVIDADES -DIA DA ÁGUA

Atividade 1 : TRABALHANDO COM MÚSICAS


Solicite aos participantes que façam uma análise da letra de duas músicas, procurando encontrar diferenças e semelhanças quanto às mensagens, apelos, informações e linguagens de cada uma. Sugerimos as letras das músicas 'Planeta Água, de Guilherme Arantes e 'Planeta Azul', de Xororó e Aldemir.

PLANETA ÁGUA (Guilherme Arantes)

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre o profundo grotão

Água que faz inocente riacho

E deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios

Que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população

Águas que caem das pedras

No véu das cascatas, ronco de trovão,

E depois dormem tranqüilas

No leito dos lagos, no leito dos lagos

Água dos igarapés, onde Iara

Mãe d', Água é misteriosa canção

Água que o sol evapora,

Pro céu vai embora

Virar nuvens de algodão

Gotas de Água e da chuva,

Alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de Água da chuva, tão tristes,

São lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos

São as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes

Pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, Planeta Água

Terra, Planeta Água

Terra, Planeta Água



PLANETA AZUL (Xororó e Aldemir)



A vida e a natureza

Sempre à mercê da poluição

Se invertem as estações do ano

Faz calor no inverno

E frio no verão

Os peixes morrendo nos rios,

Estão se extinguindo espécies animais

E tudo o que se planta, colhe,

O tempo retribui o mal que a gente faz

Onde a chuva caía quase todo dia

Já não chove nada

O sol abrasador rachando

O leito dos rios secos,

Sem um pingo d'água

Quanto ao futuro inseguro

Será assim de norte a sul:

A Terra nua semelhante à Lua

O que será desse Planeta Azul?

O que será desse Planeta Azul?

O rio que desce as encostas

Já quase sem vida parece que chora,

Num triste lamento das águas

Ao ver devastada a fauna e a flora

É tempo de pensar no verde,

Regar a semente que ainda não nasceu,

Deixar em paz a Amazônia,

Preservar a vida,

Estar de bem com Deus


Atividade 2 – CORRIDA INTELIGENTE


Divida os participantes em vários grupos. Cada grupo deve eleger 1 representante que se posicionará na linha de partida.

O jogo consiste em: cada participante, na sua vez, joga um dado gigante. O nº representará a quantidade de passos que os jogadores poderão dar se acertarem à resposta de uma pergunta. Após jogar o dado, o jogador irá sortear a pergunta, que se encontra em uma caixa em poder do Educador Universitário. Em seguida o Educador lê a pergunta em voz alta e o jogador terá um minuto para responder. Sua equipe poderá ajudá-lo. Acertando, ele andará a quantidade de passos registrada pelo dado. Errando, permanecerá no local. Ganha a equipe que primeiro alcançar a linha de chegada.



Material: 1 dado gigante ( confeccionado com papel cartão), 1 caixa, 20 a 30 questões referentes a Uso racional da água



Ex: Como é possível reduzir o valor da conta de água/esgoto?

Resposta: A redução do valor da conta de água/esgoto pode ser alcançada através das seguintes ações: Regulagem da vazão das torneiras, chuveiros e descargas; Redução do tempo de uso das torneiras, chuveiros e descargas; Detecção e conserto de vazamentos aparentes e ocultos

EX: Como a água esta distribuída no nosso planeta?


Resposta: Cerca de 97,5% são de águas salgadas e, conseqüentemente, cerca de 2,5% são de águas doces.

EX: Qual a quantidade de água que uma pessoa necessita por dia?

Resposta: Cada pessoa necessita de 189 litros de água por dia. A quantidade de água que o ser humano necessita a cada dia é de 189 litros segundo a Organização Pan-americana de Saúde (OPS). Essa quantidade é suficiente para atender às necessidades de consumo, higiene e para o preparo dos alimentos. A estimativa está no artigo " Água: recurso imenso e escasso", escrito pelo engenheiro Horst Otterstetter, ex-diretor da Divisão de Saúde e Meio Ambiente da Organização




Atividade 3 – DOMINÓ GIGANTE


Aproveite sobras de papelão ( de caixas da merenda) e construa as peças do Dominó Gigante. São necessárias 28 peças e a montagem segue a mesma proporção de um jogo de dominó normal. Os números devem ser substituídos por frases.


EX: Do total de água, 97,5% é água salgada. Sobram 2,5% de água doce, tanto líquida como congelada De toda água utilizada no mundo, 10% vai para o consumo humano, 20% é para uso industrial e 70% é usado na agricultura .

"Água poluída não significa necessariamente água contaminada, mas água contaminada é certamente água poluída." O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica.


"Água poluída não significa necessariamente água contaminada, mas água contaminada é certamente água poluída." De toda água utilizada no mundo, 10% vai para o consumo humano, 20% é para uso industrial e 70% é usado na agricultura O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica Do total de água, 97,5% é água salgada. Sobram 2,5% de água doce, tanto líquida como congelada.



Atividade 4 - FRASE QUEBRADA


Divida os participantes em grupos. As equipes devem ter um nome e um líder.

Em um envelope colocar papéis com as palavras que formam a frase.

Cada equipe recebe um envelope. Com tempo determinado pelo mediador a equipe monta a frase. A equipe que montar primeiro, ganha o jogo.

Em seguida peça para a equipe ler e explicar o conteúdo da frase para os outros grupos.

Exemplos:


Se toda água da Terra - doce, salgada e congelada - fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas cheias. Mas, se dividirmos somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada uma teria direito a apenas 5 litros de água.



Atividade 5 - JOGO DAS TABULETAS


Os participantes se dividem em equipes e cada equipe tem um nome e um líder.

Cada equipe recebe duas tabuletas : FALSO e VERDADEIRO

O mediador lê uma frase; o grupo decide e o líder levanta a tabuleta escolhida.

A equipe marca ponto sempre que acertar a indicação de falso ou verdadeiro. No final ganha a equipe que obtiver o maior número de pontos.


Exemplos de frases:


-Um banho de 20 minutos gasta 120 litros de água; (VERDADEIRO)

- Uma torneira pingando gasta menos de 5 litros por dia (FALSO – gasta 46 litros);

- Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água e com a torneira aberta 560 litros.(VERDADEIRO)

- Toda a água doce do planeta esta disponível para o consumo ( FALSO - apenas 2,5% da água no planeta são doces e que mais de 2/3 destas não estão disponíveis para o consumo humano, logo a água é um bem muito caro e precioso para a manutenção da vida na Terra, sem elas nós não existiríamos )


Atividade 6 - A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA



Objetivo: proporcionar um momento de reflexão sobre a importância da água a partir da Declaração Universal dos Direitos da Água.

Público alvo: crianças acima de 12 anos, Adolescentes e Adultos.

Material necessário: papel pardo ou cartolina para elaboração de painel, canetinhas, lápis- de- cor.

Desenvolvimento:

- Conversar sobre a Água a partir de um texto sobre a sua importância para a vida de todos os seres - A Declaração Universal dos Direitos da Água.

- Fazer uma leitura do texto e abrir para o debate.

- Dividir a turma em 5 grupos e distribuir dois enfoques da Declaração para cada grupo.

- Propor que cada grupo crie um painel utilizando desenhos e palavras para ilustrar os enfoques recebidos.

- Apresentar para o grande grupo os painéis elaborados.

- Finalizar propondo que cada um comente sobre o que sentiu de mais significativo ao desenvolver a atividade.


Obs.: Para crianças menores, antes de realizar a atividade em grupo, faz-se necessário realizar um estudo do vocabulário

http://amigodasaguas.multiply.com/journal/item/2/2



Declaração Universal dos Direitos da Água:



Desde 1992, a ONU vem divulgando o documento redigido em 22 de março de 1992 . O texto diz o seguinte:

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada noção, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores, ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com Consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


Fonte da Declaração: http://www.aguasdelimeira.com.br/aimportanciadaagua.htm





Atividade 7 – Atividades para turmas de alfabetização














 Atividade 8 – DINÂMICA-FRASES SOBRE ÁGUA


Objetivo: proporcionar um momento de descontração, reflexão e criatividade através da dinâmica de criação e troca de frases.

Público alvo: crianças a partir da 2a. Série/ 3º ano (EF), adolescentes e adultos.

Material necessário: tiras de papel e caneta ou lápis.

Desenvolvimento:

- Conversação sobre a água. O debate pode ser iniciado a partir de uma frase como:

“Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (água subterrânea). Só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos, sob a forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos” (http://www.geocities.com/~esabio/agua/agua.htm).

Levantar questões como:

Por que a água é tão importante?


* Quais são as formas de utilização da água?

* O que poderemos fazer para economiza água?

- Após o debate, distribuir uma tira de papel para os participantes e solicitar que cada um escreva uma frase sobre a água. No final da frase escrever, entre parênteses, uma característica pessoal, por exemplo: (Quem escreveu esta frase tem os olhos castanhos.).

- O monitor recolhe as frases e redistribui-as entre os participantes.

- Um participante é escolhido para iniciar a leitura da frase que tem em mãos e tentar adivinhar, pela dica, o autor da frase. Caso não tenha conseguido adivinhar, o autor se manifesta e continua com a brincadeira, até que todos tenham lido a frase recebida.

Fonte da dinâmica: Projeto Apoema - Educação Ambiental http://www.apoema.com.br/



 Atividade 9 - OFICINA “Gestão e Uso de Água”


Divida os participantes em 4 equipes. Cada equipe receberá um tema sobre a gestão e uso da água e terá 15 minutos para discuti-lo.

Temas: 1 - tipos de água; 2 - usos da água (hábitos de higiene e preparação dos alimentos), água de beber e água para a irrigação, 3 - água x usuários ; 4 - tratamentos de água.

Em seguida, realize uma atividade denominada “Dinâmica do Varal”, que consiste na entrega de papel e lápis para cada participante a fim de que estes desenhem ou escrevam as principais observações feitas pela equipe sobre o tema e as principais reclamações em relação aos problemas enfrentados por sua comunidade. Depois, penduram no varal e verificam quais “roupas ainda estão sujas” (temas polêmicos que precisam ser discutidos, debatidos, defendidos pelas equipes). Em seguida proponha “lavar a roupa suja” (discutir os temas mais polêmicos com todo o grupo).

* os que não souberem escrever podem desenhar ou ter a ajuda de outros membros da equipe

http://proasne.net/Primeiras_Oficinas_2001.pdf



Atividade 10 – A água e o tema do PEF “Minha vida, meu bairro, minha cidade”



Realize atividades sobre a água envolvendo os participantes, seus familiares, vizinhos, comunidade. Você pode propor uma Gincana da Água. Forme grupos. Apresente aos grupos as atividades e os mesmos devem retornar no final de semana seguinte com as tarefas feitas. O grupo que apresentar o maior número e tarefas realizadas é o vencedor.

Após a apresentação das tarefas, analise com os presentes as informações que obtiveram. Veja o que o grupo considera correto e incorreto. Discuta formas para melhorar o ambiente que o cerca.

TAREFAS:

A. Pesquisa com familiares

Elaborar pesquisa sobre hábitos de consumo de água, noções sobre qualidade, economia da água, ações para preservação, etc., para serem respondidos pelos pais e familiares dos alunos. Apresentar o resultado da pesquisa com no mínimo 10 pessoas.

B. Pesquise, anote, fotografe e mapeie, respondendo as perguntas abaixo:

NOSSA RUA:

Existem nela redes de esgoto e de água tratada? Se não há, quais são os métodos e recursos usados? Se há, existe alguma casa que não se utiliza delas? Como faz?

Há coleta de lixo? Em que dias da semana? Há moradores que jogam o lixo em terrenos baldios? Os lixeiros usam luvas, roupas adequadas? Nos dias de coleta o lixo é colocado em local adequado na rua ou é esparramado pelos "vira-latas"? Os moradores selecionam o lixo, separando materiais de valor e recicláveis? O lixo é colocado em latas ou sacos plásticos?

A rua é arborizada? As árvores são de espécie adequada para os locais onde são plantadas? Não estão sendo castigadas por podas irracionais?

Existe algum terreno mal cuidado? Quem é o proprietário? Existe alguma lei no município que obrigue os proprietários a cuidarem dos seus terrenos? Se há, ela é cumprida? Há fiscalização pela Administração Municipal?

Quais as casas da rua que possuem quintais? Os moradores ocupam estes espaços com hortas, árvores frutíferas, jardins ou criação de animais domésticos?


Quais são as casas mais antigas? Quando foram construídas? Estão bem conservadas? São um patrimônio histórico do bairro ou da cidade?


NOSSO BAIRRO:

Como é a população do nosso bairro? Ela tem aumentado muito nos últimos anos? Como são os novos e os antigos moradores do bairro? Como é a amizade e a convivência social entre os moradores?

Como era o nosso bairro? Ele sofreu alguma transformação? Os antigos moradores estão contentes com as mudanças? Qual é a sua história?

Como é o trânsito no bairro? As ruas são bem sinalizadas? Há poluição atmosférica ou sonora causada pelos veículos? Os moradores usam bicicletas? Há segurança para os ciclistas?

Quais são as indústrias instaladas no bairro? O que elas produzem? Que materiais elas usam na produção? Causam algum tipo de poluição? Como é o ambiente de trabalho no interior delas? Causam danos à saúde dos operários? Quais? São fiscalizadas pelos órgãos competentes?

Quais são os equipamentos urbanos (telefones públicos, caixa para cartas, abrigo nos pontos de ônibus, iluminação pública)? Eles são bem cuidados pela população? Estão bem localizados? Recebem manutenção quando necessário?

Há praça, parque, área de lazer no bairro? São bem cuidados: o que falta nesses espaços públicos?

Em que zona da cidade se situa nosso bairro? Quais são os bairros vizinhos? Como é a relação com eles? Os bairros destas áreas são interligados? Se não são, por quê?


NOSSA CIDADE:

Em que região se localiza nossa cidade? Quais são as cidades vizinhas? Em que nossa cidade depende delas e elas da nossa?

Quais são as principais atividades econômicas (agropecuária, industria, turismo, comércio, etc.)? como é a zona rural do município? De onde vêm os alimentos? Como são comercializados? Como chegam à nossa mesa?

Quais são os rios existentes no município? Algum deles cortam a área urbana? Estão poluídos? Como? Possuem matas ciliares? São explorados para lazer, pesca ou turismo? Onde eles nascem, deságuam e quais são seus afluentes? Há peixes? Que espécie?


De onde vem a água que abastece a cidade? Onde fica e como funciona a estação de tratamento de água (ETA)? Qual a capacidade de abastecimento desse manancial?

Existe estação de tratamento de esgoto doméstico? Qual o sistema usado? Quais as alternativas mais econômicas? Onde o esgoto é lançado? Onde ficam os emissários do esgoto?

Para onde vai o lixo doméstico? E o industrial (nível 2)? E o tóxico? Existe aterro sanitário ou usina de compostagem? Como são operados? Onde ficam?

Existem Áreas de Preservação Ambiental (APA), parque ecológico, horto ou reserva florestal, reserva biológica ou qualquer outra área declarada de preservação permanente no município? São abertas ao público? Como estão sendo administradas? Estão sendo realmente protegidas? O que há nelas para merecerem a preservação permanente? Se não existem, há algum ecossistema que precise ser declarado de preservação permanente?

Existe algum zoológico? Como ele é mantido (pela prefeitura, governo do Estado, particulares)? Como está a situação dele? Em que condições vivem os animais? Se não há, a cidade gostaria de ter um? O que poderia ser feito para tê-lo?

http://www.cunolatina.com.br/dicas.htm#agua12




Atividade 11 - Água nas aulas de reforço de matemática

Peça aos participantes das aulas de Reforço em Matemática, que tragam contas de água de suas residências (O monitor poderá trazer algumas para comparação). Com as contas de água você poderá:

a) ensinar a calcular os gastos de água das residências;

b) comparar gastos de diferentes residências;

c) cálculos: número de dias de consumo, cálculo da média de consumo por dia, média de consumo por pessoa;

d) trabalhar a leitura e interpretação das informações apresentadas na conta.

e) entre outros.


** caso a Unidade Escolar não tenha turmas de reforço de matemática, proponha uma Oficina de Números da Água e desenvolva as mesmas atividades.


http://www.cunolatina.com.br/dicas.htm#agua12


Atividade 12 – USO DA ÁGUA

Pode-se propor, de início, que os participantes elaborem, em pequenos grupos, listas com o uso da água em suas atividades diárias: para beber, tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos e o rosto, cozinhar, lavar objetos etc. Conversando entre si, podem descobrir também outros usos não diretamente ligados ao seu próprio cotidiano, como o agrícola e o industrial.

Peça que todos os grupos mostrem os trabalhos à turma e discuta os resultados, destacando a presença e a importância da água em praticamente tudo o que fazemos. Aproveite e assinale, também, que ela é essencial ao organismo humano porque ajuda a regular a temperatura do corpo e a diluir ou transportar substâncias.

Por último informe que o grupo que conseguiu relacionar o maior número de possibilidades do uso da água ganhará um prêmio (você poderá preparar mini vasos com mudas de flores ou hortaliças para que os vencedores levem para casa).

REVISTA NOVA ESCOLA - http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/consumo-consciente-recursos-hidricos-500936.shtml


Atividade 13 - SABER SOBRE A ÁGUA


Convide os participantes a assistir ao vídeo Saber sobre a água, da Universidade de São Paulo. Como ele também mostra aspectos do ciclo da água na natureza e sua presença na superfície terrestre (rios, lagos e mares) e na atmosfera, pode-se aproveitar para conversar sobre isso com os presentes.


Acesse o vídeo no site:

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_biologiaecologiaplanetaa




Atividade 14 - QUEBRA-CABEÇA

Reproduza as figuras em folha tamanho A4. Cole-as em um pedaço de caixa de papelão. Em seguida recorte a figura em pedaços menores formando então um quebra-cabeça. Coloque as partes da figura em um envelope.

O quebra-cabeça pode ser utilizado por crianças ou por grupos em forma de competição (para isto você deverá construir quebra-cabeças iguais na quantidade de grupos que tiver). A competição (ver quem monta o quebra-cabeça mais rápido) pode ser uma das atividades de uma gincana.

Após a competição faça uma Roda de Conversa para discutir o que representam as figuras e frases do Quebra-Cabeça.

Uma torneira pingando uma gota a cada 

5 minutos representa mais de 20 litros 

de água desperdiçados em apenas um dia.



Lavar o carro com uma mangueira

gasta até 560 litros de água em  30 minutos




Atividade 15 – DRAMATIZAÇÃO


Divida os participantes em dois grupos. Proponha que façam uma dramatização à partir da(s) frase(s)

Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Recife, capital de Pernambuco, em vários períodos do ano é submetida a um racionamento rigoroso, em outros, não tem água mesmo.



Atividade 16 – CARTA AOS MORADORES DA TERRA

Divida os presentes em 03 ou mais grupos. Distribua a Carta aos grupos. Proponha que leiam a carta e em seguida respondam escrevendo outra carta.

As respostas serão analisadas e a mais criativa será a vencedora.

* esta dinâmica pode ser uma das atividades de uma gincana.



CARTA

Senhor morador,

Gostaríamos de informar que o contrato de aluguel que acordamos há milhões de anos atrás está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:

• Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto?

• Antes eu fornecia água em abundância, hoje não disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o uso.

• Por que alguns na casa comem o suficiente, às vezes até desperdiçam e outros estão morrendo de fome se o meu quintal é tão grande?

• Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantá-las novamente.

• Todos os bichos e as plantas do meu imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e não os encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam

• Precisam verificar que cores estranhas estão no céu. Não vejo mais o azul.

• Por falar em lixo, que sujeira hein ? Encontrei objetos estranhos pelo caminho! Isopor, pneus, plásticos, latas.

• Não vi os peixes que moravam nos lagos, rios e mares. Vocês pescaram todos? Onde estão?

• Bem é hora de conversarmos. Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato ?

Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite. Você pode mudar ?

Aguardo respostas e atitudes.

Sua casa, a TERRA

http://www.profrios.kit.net/html/curiosidades/carta_terra.htm



Atividade 17 – JOGO DA MÍMICA – Economizando água dentro de casa

Divida os presentes em dois grupos. O jogo consiste em: um componente do grupo vai à frente, sorteia uma frase. Nesta frase haverá uma palavra em destaque. O participante deverá representar esta palavra, através de mímicas, para que os companheiros de equipe adivinhem.

O grupo terá 3 minutos para adivinhar a palavra. Adivinhando marca pontos para a equipe. Após o tempo ou a resposta da equipe, o participante lê a frase na íntegra e a fixa num painel. Troca-se o responsável em fazer a mímica e o jogo recomeça. Ganha a equipe que obtiver o maior número de pontos.

Ao término do jogo o monitor deverá retomar a leitura e a reflexão referente às frases fixadas na painel.


Exemplos de frases - Tema Gerador: Economizando água dentro de casa

1. Nunca jogue água pelo RALO quando pode haver outro uso para ela, tal como regar uma planta ou jardim ou para limpeza.

2. Verifique se sua casa não tem VAZAMENTOS, porque muitas habitações têm vazamentos de água escondidos. Leia seu hidrômetro antes e depois de um período de duas horas quando não houver uso de água. Se ele não mostra exatamente o mesmo número, há vazamento.

3. Repare torneiras que pingam substituindo as peças velhas. Se sua torneira está pingando numa velocidade de uma gota por segundo, você pode chegar a gastar 2.700 galões por ano o que se somará ao custo das utilidades de água e ESGOTO, ou comprometerá seu sistema séptico.


4. Cheque se há vazamentos no tanque acoplado aos VASOS SANITÁRIOS, adicionando colorante na água. Se o toalete está vazando, a cor aparecerá em 30 minutos. Cheque o vaso sanitário por corrosões ou partes dobradas. Muitas partes são baratas, fáceis de conseguir e instalar. (Dê descarga assim que o teste acabar pois o colorante pode manchar o tanque).

5. Evite dar DESCARGAS no vaso sanitário desnecessariamente. Tecidos, insetos e outros dejetos devem ser jogados na lixeira e não no vaso sanitário.

6. Tome duchas mais rápidas. Substitua a DUCHA alta por uma versão de fluxo super baixo. Algumas unidades estão disponíveis que permitem cortar o fluxo sem ajustar as peças de temperatura da água.

7. Use a quantidade mínima de água necessária para um banho, fechando o ralo primeiro e enchendo a BANHEIRA apenas a um terço da sua capacidade. Feche a banheira antes de abrir a água. O jato frio inicial de água pode ser aquecido pela água quente adicional que vai entrar.

8. Não deixe a água correr enquanto se barbeia ou lava seu rosto. Escove os dentes primeiro enquanto espera por ÁGUA QUENTE, e depois se lave ou barbeie-se, enchendo a pia.

9. Reajuste todas as TORNEIRAS que gastam muito na edificação, instalando aeradores com restritor de fluxo.

10. Quando lavar pratos a mão, encha a pia com água e sabão. Rapidamente ENXÁGÜE sob um fluxo de água pequeno da torneira.

11. Não use água corrente para DESCONGELAR carne ou outro alimento. Descongele a comida durante a noite na geladeira ou usando o forno micro-ondas ajustado para isso.

12. Se a VÁLVULA do vaso sanitário agarra na posição de fluxo, com freqüência, deixando a água correr constante, substitua-a ou ajuste-a

Frases extraídas do site: http://www.agua.bio.br/


Atividade 18 - ARTE E DEBATE


Reproduza as figuras e distribua para os grupos.

Falta D'água é o símbolo de flagelo da região Nordeste - Foto Ed Ferreira /AE




Crianças fazem pescaria nas águas cheias de lixo na represa Guarapiranga. na região do cantinho do céu, zona sul de São Paulo.





 Foto: Jornal Folha de São Paulo em 21.04.2004








Proponha que os grupos reproduzam as figuras, em cartolinas, utilizando pintura, colagem, recortes, materiais em relevo.
Ao término, monte uma exposição confrontando as figuras e inicie um debate.




Atividade 19 – CONCURSO DE FRASES:


Proponha aos participantes que criem frases relativas a importância do uso racional da água que esta acabando no nosso planeta. Apresente figuras para estimular a criatividade. Peça para os participantes escreverem as frases em pequenos cartazes. Numere os cartazes e cole-os em um painel. Faça cédulas de votação e uma urna e disponibilize a todos os participantes do PEF durante todo o final de semana e na escola durante a semana.

Na semana seguinte abra a urna e faça a contagem dos votos. A frase mais votada será a vencedora e seu autor ganhará um brinde.

http:// sosriosdobrasil.blogspot.com
 
Atividade 20 - CONCURSO DE SLOGANS – Tema : Escassez da água


Idem ao Concurso de frases, mas utilizando-se de slogans.






Atividade 21 - TRABALHANDO COM REPORTAGENS 



Proponha aos participantes o debate sobre formas de economizar e utilizar adequadamente a água (a reportagem “Poluição e desperdício reduzem a água disponível no Brasil ( tem dados sobre usos e consumo no Brasil ).



Poluição e desperdício reduzem a água disponível no Brasil

O país é rico em disponibilidade de água, com 12% do total do mundo, mas a distribuição no território é muito desigual

Por Sérgio Adeodato



Se o assunto é água, o Brasil é um país privilegiado. Sozinho, detém 12% da água doce de superfície do mundo, o rio de maior volume e um dos principais aqüíferos subterrâneos, além de invejáveis índices de chuva. Mesmo assim, falta água no semi-árido e nas grandes capitais, porque a distribuição desse recurso é bastante desigual. Cerca de 70% da reserva brasileira de água está no Norte, onde vivem menos de 10% da população. Enquanto um morador de Roraima tem acesso a 1,8 milhão de litros de água por ano, quem vive em Pernambuco precisa se virar com muito menos – o padrão mínimo que a ONU considera adequado é de 1,7 milhão de litros ao ano. A situação pode ser pior nas regiões populosas, nas quais o consumo é muito maior e a poluição das indústrias e do esgoto residencial reduz o volume disponível para o uso. É o caso da bacia do rio Tietê, na região metropolitana de São Paulo, onde os habitantes têm acesso a um volume de água menor do que o recomendado para uma vida saudável.



Além da poluição, o que preocupa a maior metrópole do país é a ocupação irregular das margens de rios e represas, como a de Guarapiranga, que mata a sede de 3,7 milhões de paulistanos. A seu redor, vivem cerca de 700 mil habitantes. Com o desmatamento das margens para a construção das casas, grande quantidade de sedimentos foi arrastada para a represa, que perdeu sua capacidade de armazenamento e ainda recebe o esgoto de muitas residências. O problema se repete na represa Billings, também responsável pelo abastecimento de São Paulo. Esse manancial é destino final das águas poluentes que são bombeadas dos rios Tietê e Pinheiros para manter seu curso.



A alternativa foi trazer água de uma bacia hidrográfica vizinha, a do rio Piracicaba-Jundiaí-Capivari, que abastece a metade da metrópole paulistana. Isso acabou gerando uma disputa regional. No total, 58 municípios compartilham esse manancial, e a solução foi criar o Banco das Águas, um acordo que estabelece cotas de captação para a região metropolitana de São Paulo (31 metros cúbicos por segundo) e para o conjunto dos municípios da região de Piracicaba (5 metros cúbicos por segundo). Nesse sistema, tanto um lado como o outro podem ir além desses limites como compensação, caso tenha retirado menor quantidade de água em períodos anteriores.



DEMOCRATIZAÇÃO DA ÁGUA

Essa política de uso das águas foi definida por um comitê, formado em 1993, para acabar com a briga sobre quem tinha direito a que nessa bacia hidrográfica. Esse modelo, pioneiro no Brasil, inspirou quatro anos depois a Lei das Águas, dando a possibilidade de criar em nível nacional um sistema que harmonizasse os diversos usos dos mananciais – geração de energia, abastecimento da população e irrigação de cultivos. A Agência Nacional de Águas é o órgão do governo federal responsável pela gestão dos recursos hídricos no país. Esse trabalho é conduzido em parceria com os Comitês de Bacia, que se espalharam no Brasil, após a nova legislação. Os comitês reúnem representantes da sociedade civil em cada região para sugerir iniciativas para preservar os rios e evitar conflitos.



A atual legislação reconhece os vários usos para a água e determina que a prioridade seja sempre para o abastecimento humano e animal.

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/agua-cotidiano-490500.shtml


Atividade 22 – JOGO DA TRILHA


Jogos de perguntas e respostas para crianças e adultos. Acerte as respostas e avance pelo tabuleiro em busca da vitória .Desenhe a trilha no chão do pátio. Faça um dado gigante. Divida os presentes em dois grupos. Cada grupo escolhe um componente que será o “pino”

O Jogo consiste em : jogar o dado, o nº representará a quantidade de “casas” que o “pino” deverá andar se o grupo acertar a pergunta feita pelo Monitor.

PERGUNTAS: os educadores universitários poderão elaborar fichas em papel cartão com perguntas e respostas sobre a água. As fichas poderão ser agrupadas por cores, símbolos, grau de dificuldade.



Atividade 22 - JOGO DA MÉMORIA

Reproduza as figuras em pares. Monte um jogo da memória e convide as crianças para brincarem. A cada par formado, a criança deve ler a frase referente à figura e explicar aos demais . Ganha quem conseguir montar o maior número de pares.















Atividade 23 - Campanha de COLETA E SELEÇÃO DE LIXO


Promova uma campanha de coleta e seleção de lixo na escola:

a) divida os alunos em grupos;

b) divida a campanha em etapas (planejamento, distribuição e execução das tarefas, registros);

c) combine uma data para a apresentação de relatório das tarefas já realizadas.


Os grupos poderão se responsabilizar:

1. - pela elaboração de textos, confecção de cartazes de propaganda e de sinalização;

2. - pela obtenção de lixeiras com cores diferentes, as quais deverão ser padronizadas para cada tipo de material reciclável;

3. - por entrar em contato com alguma agência do bairro que trabalhe com coleta seletiva de lixo (vidros, plásticos, papéis, latas), a fim de verificar a possibilidade de venda desse material para arrecadação de verbas para a escola.

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/ensinareaprender.htm




Atividade 24 - DRAMATIZAÇÃO: o ciclo da àgua para crianças

Forme um grupo de crianças. Ensaie a peça teatral. A peça pode ser apresentada antes ou após uma palestra com um convidado ( Técnico da SABESP, Funcionário da Administração Municipal de Saneamento) A peça pode ser apresentada na Festa do Dia das Mães, Feira Cultural,etc.
DRAMATIZAÇÃO: O CICLO DA ÀGUA

PERSONAGENS: alunos com idades variadas


ROTEIRO SUGESTIVO

1ª Personagem — Uma menina representando a Água

FALA:

— Há, como é triste ser Água...!

— Fui feita para saciar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!

— Vejam como estou agora:

* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.

— Não sei o que fazer!


2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista

FALA:

— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.

Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.

— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.



3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol

FALA:

— É, eu estou decepcionado com a humanidade.

— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.

— Não consigo me controlar.


— Estou fazendo mal a terra, sem querer.



2ª FALA DA ÁGUA

— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...

— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.

-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor

-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.

--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.

— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.


RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.


Ao redor da água, começam a cantar:



A água é minha amiga

Com ela posso contar

Pra lavar e tomar banho

E minha sede matar

Vamos todos protegê-la

E a natureza preservar

Resgatar suas nascentes

Para ela não faltar

Não fique triste amiga água

De você vamos cuidar

Conscientizar a humanidade

Para vida que nos dás



Atividade 26 – AFUNDA OU NÃO AFUNDA?


Material: um aquário grande, vidros vazios, garrafa pet, lata de refrigerante cheia, dentre outros.

Divida os presentes em 2 grupos. Os grupos deverão adivinhar se o objeto selecionado pelo monitor “Afunda” ou “Não afunda” ao ser colocado dentro do aquário. Acertando a equipe marca pontos. Ganha a equipe que marcar maior número de pontos.

Conforme coloca os objetos na água, afundando ou não, o monitor deve deixá-lo dentro do aquário. No término da brincadeira, pede para que os participantes formem uma roda ao redor do aquário e observem. O monitor começa então a lançar perguntas para a discussão e reflexão: O que acontece com os objetos quando chegam às águas dos rios, córregos, lagos? Como ficam as águas com todos estes objetos? Qual o tempo de decomposição destes objetos na natureza?

Atividade 26 - JOGO DERRETE, NÃO DERRETE



Material: vidrinhos vazios, tampinhas, copinhos de remédio, potinhos de tempero.

Dentro de eles colocarem água e diversas substâncias (farinha, açúcar, grãos, bala, gelo, bolo tinta, giz, papel, terra, cola grama, casca de árvore, café solúvel, chocolate, leite, giz de cera, isopor, esponja, óleo, vinagre, cebola, comprimido de remédio).

Usar etiquetas para classificar os vidrinhos e três bandejas. Em uma colocar “derrete”, na outra “não derrete” e na terceira deixar todos os recipientes com a água e a substância já misturada e classificada. Separar nas bandejas o que derrete e o que não derrete.

No término da brincadeira, pede para que os participantes formem uma roda ao redor das bandejas e observem. O monitor começa então a lançar perguntas para a discussão e reflexão: O que acontece com os objetos quando entram em contato com as águas dos rios, córregos, lagos? Como ficam as águas com todos estes objetos? Qual o tempo de decomposição destes objetos na natureza?

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2009/03/projeto-agua.html


COMPLEMENTO
 SUGESTÕES PARA O TRABALHO MEIO AMBIENTE  ÁGUA

 
Para o trabalho com gravuras, seguem outras sugestões de fotografias /imagens:
 








Dicas gerais para economizar água


1. Desenvolva a consciência de suas crianças sobre a necessidade de conservar água. Evite a compra de brinquedos recreativos que requeiram um fluxo constante de água.

2. Conheça e siga todas as regras de conservação e racionamento de água que possam estar em vigor em sua área.

3. Encoraje seus funcionários a promover a conservação de água em seu local de trabalho. Sugira que a conservação de água seja colocada no manual de orientação dos funcionários e programas de treinamento.

4. Divulgue/escolha negócios que praticam e promovam a conservação de água

5. Avise a proprietários de imóveis, a autoridades locais ou à concessionária de água de sua cidade sobre toda perda de água significativa (encanamentos rompidos, hidrantes abertos, aspersores mal instalados, poços que tenham fluxo constante abandonados etc)

6. Encoraje seu sistema escolar e governo local a ajudar a elaborar e promover a ética de conservação de água entre as crianças e adultos.

7. Apóie projetos que levem a um crescente uso de água reciclada para irrigação e outros usos.

8. Apóie esforços e programas que criam uma preocupação com relação à conservação da água entre turistas e visitantes de seu estado. Tenha certeza de que seus visitantes entendam as necessidades para e os benefícios de conservar água.

9. Encoraje seus amigos e vizinhos a fazer parte de uma comunidade consciente de sua água. Promova boletins comunitários sobre a conservação de água, painéis de avisos e dê exemplos.

10. Conserve a água porque é a coisa certa a fazer. Não desperdice água porque outra pessoa está pagando a conta, por exemplo, quando se hospeda em um hotel.

11. Tente fazer uma coisa cada dia que resultará em mais economia de água. Não se preocupe se as economias são mínimas. Cada gota conta. E cada pessoa faz a diferença. Então diga a seus amigos, vizinhos e colegas de trabalho: “Feche-a” e “Preserve-a”.

Outras Dicas de economia de água:


• Verifique se há torneiras, chuveiros e mangueiras vazando em sua casa;

• Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes;

• Sempre que possível, reutilize a água em sua casa;

• Não deixe o chuveiro aberto se não estiver tomando banho;

• Ao ensaboar as louças, mantenha a torneira fechada;

• Verifique se o relógio que mede o consumo de água de sua casa está em perfeito estado.



Água de Reuso


Reuso de água é a utilização, por mais de uma vez, deste recurso.
Isto ocorre espontaneamente na própria natureza, no ciclo hidrológico, ou através da ação humana, de forma planejada ou sem controle.

O reuso Planejado da água pode ser feito para fins potáveis ou não potáveis, tais como recreacional, recarga de lençol freático, geração de energia, irrigação, reabilitação de corpos d'água e industrial.


O reuso Planejado de água faz parte da Estratégia Global para a Administração da Qualidade da água proposta pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização Mundial da Saúde.

http://www.profrios.kit.net/html/curiosidades/carta_terra.htm


POESIAS




"Quando morrem os seres humanos os lagos continuam,

quando morrerem os lagos os seres humanos desaparecerão para sempre.”


Uma Gota



Havia uma gota em uma nascente de rio.

Era uma simples gota, nada mais que isso...

Mas em sua insignificância tinha uma utopia, um sonho.

Sonhava em um dia, após vencer a correnteza e chegar ao encontro das águas, virar mar.

Ora, quanta pretensão! Uma gota, uma simples gota, querendo virar mar...

Era difícil, sabia ela, porém não impossível.

E agarrando-se nesse fio de esperança seguiu o seu curso natural de rio,

sempre pensando no dia em que certamente encontraria o oceano.

Desafios foram surgindo: pedras, evaporação, galhos, entre outros obstáculos, mas ela nunca desistia.

Outras gotas que partiram com ela não chegaram ao fim, ficaram pelo caminho.

Esta, porém, talvez pela sua persistência, pela fé que tinha de uma forma ou de outra sabia que um dia chegaria lá;

e de fato, chegou.

Venceu todos os obstáculos, chegou ao encontro das águas e finalmente realizou seu grande sonho.

Hoje aquela gota, aquela ínfima gota, é mar.

Graças à sua persistência conseguiu o que era considerado uma utopia, uma pretensão incomensurável.

Não importa, hoje aquela gota é mar.

Você também pode ser mar, só depende de si próprio.

Você pode ser como aquelas gotas que ficaram pelo caminho, ou como a gota que protagonizou esta estória.

Só depende de você!


Água, dona da vida

Que a ÁGUA pode faltar Se não for economizada!


Água, dona da vida

Água é sustentação

Da vida única e saudável

O mundo a ela se renda

E o ser humano depende

De que ela seja potável!



Mas há um alerta urgente

Na pesquisa confirmada

Chegando a nos assustar

Que a ÁGUA pode faltar

Se não for economizada!



O nosso sistema hídrico

Está com deficiência

Passando por sacrifícios

Devido aos desperdícios

Ocorridos com frequência!



Tem gente que no banheiro

Esquece o hábito certo

Ficando a se ensaboar

Dez minutos sem parar

Deixando o chuveiro aberto!



Muitos consomem ÁGUA

De forma demasiada

Gastando no dia a dia

Exorbitante quantia

Pra lavar carro e calçada!



Pede-se mais carinho

Com a nossa vegetação

Toda a natureza agradede

E, se o verde desaparece

Começa a contradição!



...Peixes cresciam robustos

No embalo da correnteza

Passando pela fazenda

Gerando alimento e renda

Para o povo da redondeza

 
Água, dona da vida

Que a ÁGUA pode faltar Se não for economizada!



Água, dona da vida

Água é sustentação

Da vida única e saudável

O mundo a ela se renda

E o ser humano depende

De que ela seja potável!



Mas há um alerta urgente

Na pesquisa confirmada

Chegando a nos assustar

Que a ÁGUA pode faltar

Se não for economizada!



O nosso sistema hídrico

Está com deficiência

Passando por sacrifícios

Devido aos desperdícios

Ocorridos com frequência!



Tem gente que no banheiro

Esquece o hábito certo

Ficando a se ensaboar

Dez minutos sem parar

Deixando o chuveiro aberto!



Muitos consomem ÁGUA

De forma demasiada

Gastando no dia a dia

Exorbitante quantia

Pra lavar carro e calçada!



Pede-se mais carinho

Com a nossa vegetação

Toda a natureza agradede

E, se o verde desaparece

Começa a contradição!



Peixes cresciam robustos

No embalo da correnteza

Passando pela fazenda

Gerando alimento e renda

Para o povo da redondeza

A ÁGUA era limpinha


Dava gosto a gente olhar

Pura, potável e desclorada

Era lá que a garotada

Feliz aprendia a nadar!



Hoje o rio assoreado

Chora a sua decadência

Com esgoto destratado

E muito lixo jogado

Por falta de consciência!



Pede-se não llotear

As reservas florestais

Evitando o caos profundo

Pois, o que será do mundo

Sem os nossos manciais!



Desperta povão, desperta

Está na hora de acordar

ÁGUA é dona da VIDA

E naão pode ser poluída



Vamos nos conscientizar!



A torneira não paga conta

Mas pediu apavorada

Aos usuários presentes

Que ao escovar os dentes

Favor deixá-la fechada!

(Da série “Cidadania no Meio Ambiente”, de J. Arimatéia Fereira)
 
 
 
LIVROS, SITES E VÍDEOS 
 


Extraídos do site: http://www.cunolatina.com.br/dicas.htm#agua12


"O menino e o rio" - Ângelo Machado - Editora Moderna

"O menino do olho d’água" - Rubens Matuk - Editora Ática

"O que é educação ambiental?" - Marcos Rocha - Coleção Primeiros Passos, 1994 - Editora Melhoramentos

"Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental" - Genebaldo Freire Dias - 1994 - Editora Global

"Um jacaré no rio" - Eliane Andrade Amoroso - Editora F.T.D.

"O livro do rio Tietê" - Ricardo Ohtake e equipe - Editora R.O.

"Como cuidar do seu meio ambiente" - Coleção Entenda e Aprenda - Editora BEI - 2002

"Água" - Brenda Walpole - Ciência Divertida - Editora Melhoramentos - 1991

"Vivências Integradas com o meio Ambiente" - Marcelo de Queiroz Telles, Mário Borges da Rocha, Mylene Lyra Pedroso, Silvia Maria de Campos Machado. Editora Sá - 2002

"Um copo d’água" - Gerôncio A. Rocha - Editora Unisinos – 2002

e-mail: editora@unisinos.br


"Gente cuidando das Águas" - Demóstenes Romano Filho, Patrícia Sartini, Margarida Maria Ferreira - MAZZA Edições - 2002

e-mail: edmazza@uai.com.br


" Aventuras de uma GOTA D’ÁGUA" - Samuel Murgel Branco - Editora moderna - 1999

"Poluição das águas" - Coleção desafios - Luiz Roberto Magossi, Paulo Henrique Bonacella - Editora Moderna - 1991


Saneamento Básico - Coleção Desafio - Vilma Maria Cavinatto - Editora Moderna – 1992

Águas subterrâneas - http://www.meioambiente.pro.br/
- http://www.abas.org/


Controle ambiental no estado de São Paulo - http://www.cetesb.sp.gov.br/


Núcleo Pró-Tietê - http://www.sosmataatlantica.org.br/


Perda dos ecossistemas aquáticos - http://www.wwf.org.br/


Saneamento básico e a reutilização da água - http://www.sabesp.com.br/


Kit Projeto Água - Chuá Chuágua e Água na Boca

Sabesp - Divisão de Uso Racional da Água - (11) 3030-4082/ 3030-4239

Planet 1 - A Água na Vida - Série Animação Ambiental "Poluição da Água"

Centro Cultural da Unesco para Ásia e o Pacífico

Realização da Edição Brasileira - Texto Novo - (11) 3022-3265
(Telefones sujeitos a alteração)

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