14 de junho de 2010

Ação Social - E.E Anna Pontes

Acontecerá no dia 27/06/2010 uma Ação Social na E.E Anna Pontes de Toledo Natali, D.E Leste 1 que contará com várias ações. Confiram.


12 de junho de 2010

20 Conselhos das Universidades de Medicina

Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :

01 - Um copo de suco de laranja

diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

02 - Salpicar canela no café

(mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

03 - Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral

O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

04 - Mastigar os vegetais por mais tempo

Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo tem.

05 - Adotar a regra dos 80%:

Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

06 - LARANJA o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

07 - Fazer refeições coloridas como o arco-íris

Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

08 - Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate.

Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é mais bem absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza

09 - Limpar sua escova de dente e trocá-la regularmente.

As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10 - Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória.

Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes.

Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12 - Rir.

Uma boa gargalhada é um 'mini-workout’, um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13 - Não descascar com antecipação

Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.

14 - Ligar para seus parentes/pais de vez em quando

Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15 - Desfrutar de uma xícara de chá

O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16 - Ter um animal de estimação

As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.

Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17 - Colocar tomate ou verduras frescas no sanduíche

Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas através de verduras frescas.

18 - Reorganizar a geladeira

As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado.

19 - Comer como um passarinho

A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20 - Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos:

“Pesquisa da Universidade de Bekeley”.

A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então, é ou não é um remédio natural contra várias doenças?

E por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:

-Comer chocolate

Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- Pensar positivamente

Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.

- Ser sociável

Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- Conhecer a si mesmo

Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida...

Não parece tão sacrificante, não é verdade?

Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...

É exatamente o que diz certa frase de Sêneca:

'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!

"Crie bons hábitos e torne-se escravo deles, como costumamos ser dos maus hábitos".

4 de junho de 2010

Comunicado APE 44/2010 - Logotipos permitidos

Prezados Monitores e Supervisores APE,

Em cumprimento as determinações do Centro de Comunicação Institucional, que alerta sobre a impossibilidade de utilizar em comunicação e documentos alguns logotipos até então usados, informamos que devemos seguir esta determinação.

Solicitamos, portanto, que se substituam os logotipos proibidos pelos logotipos autorizados conforme lista que segue:




2 de junho de 2010

Projeto: Meio Ambiente

Projeto sobre o Meio Ambiente
D.E.R Votuporanga

A E.E José Florêncio do Amaral tem como objetivo neste projeto da construção de um horta , tomar consciência da importância da preservação do meio ambiente, valorizando o espaço escolar tornando-o mais bonito e agradável fazendo com que os envolvidos nesta ação adquiram hábitos de conservação do patrimônio escolar.


I Circuito Ambiental


Digite aqui o resumo do postDigite aqui o resto do post

Comunicado APE 42/2010 - Meio Ambiente

Prezados Monitores Educacionais e Supervisores APE

As mudanças climáticas, utilização indiscriminada dos recursos naturais e atitudes predatórias do homem para com o meio ambiente é uma preocupação constante da sociedade atual. A mudança na forma como se encara o uso de recursos naturais, a atitude de repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar; deve pautar a mudança de paradigma para o século que se inicia com o foco na sustentabilidade e sobrevivência das gerações futuras. Pensando em sugerir atividades que enriqueça as ações propostas enviamos os arquivos anexos para auxiliá-los no desenvolvimento de atividades com a temática meio ambiente.

* O material de trabalho referente a esse comunicado está disponível na aba downloads.

Comunicado APE 43/2010 - Dia Mundial sem Tabaco

Prezados Monitores e Supervisores APE,


Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.

Entendendo a importância de trabalharmos esse tema como forma de cumprir nossa missão, organizamos o material que segue anexo.

O material consiste em 12 textos de apoio, sendo um deles, um arquivo com 2 questionários simples e curtos sobre o uso e dependência do cigarro. Um power point sobre o cigarro e o tabagismo; 2 imagens de cartoon sobre o tema; Um cartaz da campanha sobre mulher e tabagismo; Um arquivo com link para vídeo de prevenção ao tabagismo para crianças e jovens, além de cópia das imagens anexadas; Um roteiro sugestivo de uso e aplicação do material encaminhado (total 18 arquivos).
Como o material é extenso, sugerimos que se trabalhe em quatro momentos distintos adequando ao público alvo. Esse material oferece:

- A possibilidade de trabalhar com crianças e jovens (não fumantes) com o objetivo de afirmar uma cultura de não fumantes que multipliquem a idéia;

- Tabaco nem comece - "conhecendo o inimigo”, "mídia e cigarro", "tabagismo nem comece", "Jovens e mulheres na mira."
- Em um segundo momento propomos textos que informem, com o objetivo de reforçar a não aquisição do hábito de fumar;
- “Consequências “do tabagismo - “Risco do tabagismo”, principais doenças,” O cigarro”, "Fumante passivo".

- Trabalhar com o fumante diagnosticando, contextualizando e debatendo a respeito dos malefícios sociais e a saúde que o hábito de fumar proporciona;
- Que fumante é você? - "Questionários”, "Relato de caso.”, "Debate argumentos e respostas".

- Por ultimo admoestar o fumante para que abandone o hábito, mostrando ser possível fazê-lo.
- Parar de Fumar - "Parar de fumar, uma difícil, mas possível tarefa", Benefícios e formas existentes para parar de fumar.


Imagens que podem ser utilizadas para trabalhar o tema Tabagismo.

1 de junho de 2010

1ª Expo Saúde - D.E Centro Oeste

Cerca de mil pessoas compareceram no último sábado, dia 29 de Maio, na E.E Prof. Antonio Alves Cruz, para participarem das atividades desenvolvidas durante a EXPO SAÚDE, idealizada e realizada pelo Programa da Escola da Família da Diretoria de Ensino Centro-Oeste.

O Dirigente Regional de Ensino Prof. Reinaldo Inácio de Lima, realizou a abertura da EXPO SAÚDE, cumprimentando a todos e agradecendo o empenho da Equipe do Programa da Escola da Família para que o evento se realizasse.

As palestras foram ministradas pelo Dr. Antonio de Oliveira Miziara, que falou sobre DST; pelo Dr. Yassuhiko Okay, que explicou todos os aspectos para se ter Saúde; pela Enfermeira Isabel Cristina Barros, do SAMU/Base Tatuapé e do Hospital de Heliópolis, que deu noções sobre os Primeiros Socorros; do Dr. Mauricio Aquati, sobre Higiene Bucal e pela Profa. Mônica Abrantes Galinto sobre Diversidade Sexual.

Durante todo o tempo de realização da EXPO SAÚDE foram distribuídos cerca de 3500 pãezinhos feitos pela Equipe da Padaria Artesanal da DE Centro-Oeste, composta pela D. Ana, ex-Monitora Educacional do APE e atualmente, voluntária do PEF, bem como pelos Educadores Universitários.

A Faculdade Método, através do seu Corpo Docente e Discente realizou exames de glicose, hipertensão, urina, parasitológico e IMC, fez higienização facial, deu noções de nutrição e realizou atividades recreativas na quadra da escola.

Houve exposição de artesanato confeccionado pelas escolas participantes do PEF.

No encerramento das atividades foi realizado um show do Grupo de Maracatu – Bloco de Pedra, do Projeto Calo na Mão, cujos integrantes homenagearam a Profa. Walkyria Cattani Ivanaskas, Supervisor de Ensino do PEF e o Prof. Marco Antonio Marques, PCOP do PEF.