2 de junho de 2010

Comunicado APE 43/2010 - Dia Mundial sem Tabaco

Prezados Monitores e Supervisores APE,


Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.

Entendendo a importância de trabalharmos esse tema como forma de cumprir nossa missão, organizamos o material que segue anexo.

O material consiste em 12 textos de apoio, sendo um deles, um arquivo com 2 questionários simples e curtos sobre o uso e dependência do cigarro. Um power point sobre o cigarro e o tabagismo; 2 imagens de cartoon sobre o tema; Um cartaz da campanha sobre mulher e tabagismo; Um arquivo com link para vídeo de prevenção ao tabagismo para crianças e jovens, além de cópia das imagens anexadas; Um roteiro sugestivo de uso e aplicação do material encaminhado (total 18 arquivos).
Como o material é extenso, sugerimos que se trabalhe em quatro momentos distintos adequando ao público alvo. Esse material oferece:

- A possibilidade de trabalhar com crianças e jovens (não fumantes) com o objetivo de afirmar uma cultura de não fumantes que multipliquem a idéia;

- Tabaco nem comece - "conhecendo o inimigo”, "mídia e cigarro", "tabagismo nem comece", "Jovens e mulheres na mira."
- Em um segundo momento propomos textos que informem, com o objetivo de reforçar a não aquisição do hábito de fumar;
- “Consequências “do tabagismo - “Risco do tabagismo”, principais doenças,” O cigarro”, "Fumante passivo".

- Trabalhar com o fumante diagnosticando, contextualizando e debatendo a respeito dos malefícios sociais e a saúde que o hábito de fumar proporciona;
- Que fumante é você? - "Questionários”, "Relato de caso.”, "Debate argumentos e respostas".

- Por ultimo admoestar o fumante para que abandone o hábito, mostrando ser possível fazê-lo.
- Parar de Fumar - "Parar de fumar, uma difícil, mas possível tarefa", Benefícios e formas existentes para parar de fumar.


Imagens que podem ser utilizadas para trabalhar o tema Tabagismo.

Nenhum comentário: