3 de agosto de 2010

Comunicado APE 55/2010 Dia Nacional de Combate ao Colesterol

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol é a justificativa perfeita para trabalharmos a prevenção a esse mal que pode causar inúmeras doenças.
Quando há muito colesterol no sangue, ele se acumula nas paredes das artérias, levando à aterosclerose. As artérias ficam mais estreitas e o fluxo sanguíneo para o coração é bloqueado ou reduzido.
O sangue carrega oxigênio para o coração e, se uma quantidade suficiente não consegue chegar lá, você pode ter dores no peito. Se o suprimento de sangue para uma parte do coração for totalmente bloqueado, a conseqüência é um ataque do coração.
Existem duas formas mais comum de colesterol: LDL, ou mau colesterol, e HDL, ou bom colesterol. Enquanto o LDL tem baixos níveis protéicos, o HDL tem elevadas quantidades de proteínas. LDL é a principal causa de placas de coagulação nas artérias. Já o HDL trabalha para retirar o colesterol do sangue.
Para que trabalhemos o assunto de maneira adequada, enviamos material com sugestões para o trabalho do dia nacional de combate ao colesterol.
Em anexo enviamos 4 textos conceituais e complementares sobre o colesterol, que podem ser encontrados na aba de downloads do blog contendo, um PowerPoint que explica de forma simples os principais pontos (o que é, como funciona, causas e como tratar) e 2 sugestões de atividades.
O 5º artigo tem uma carta do Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre uma decisão da ANVISA. A decisão recai sobre os rótulos das embalagens e as informações nele contidas quanto ao sódio, gordura trans e outros elementos prejudiciais a saúde. Este texto poderá ser discutido pontuando-se a importância da sociedade civil (cidadão) nos debates de interesse público/saúde pública.
Atenciosamente
Marcos Galvez
Coordenador Projeto Ações Preventivas na Escola

Nenhum comentário: