17 de setembro de 2010

Comunicado APE 63/2010 Campanha de Doação de Sangue

Prezados Monitores e Supervisores APE
O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue, como a doação de sangue é espontânea e um ato de altruísmo que deve ser incentivado, neste mês daremos início a campanha de incentivo a doação de sangue.
Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.
Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.
Todos sabem que é importante doar sangue. Mas, quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa – Hoje está frio ou não estou disposto; nesses últimos dias tenho trabalhado muito e ando cansado; será que esse sangue não me vai fazer falta e vamos adiando a doação que poderia salvar a vida de uma pessoa.
Sempre é bom frisar que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Conseqüentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O processo é simples, rápido e seguro.
Com o intuito de fortalecer a campanha de doação de sangue, pedimos que planejem ações de doação de sangue junto as comunidades trabalhadas aos finais de semana em sua região.
Lembramos que quando tratamos de doações de sangue, existem vários temas correlatos que podemos tratar e que não podemos perder a oportunidade de abordar esses temas.
O documento que orienta a campanha e que pode ser utilizado nas ações de doação de sangue encontra-se na aba de downloads do blog.

Atenciosamente
Marcos Galvez
Coordenação Projeto Ações Preventivas na Escola

Nenhum comentário: