7 de fevereiro de 2011

04 de Fevereiro - Dia Mundial de Combate ao Câncer

Uma data que merece ser lembrada.

O câncer é uma das principais causas de mortalidade no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, de não mediar nenhuma intervenção, 84 milhões de pessoas morrerão inevitavelmente, entre 2005 e 2015. Paras termos uma idéia, a cada ano em torno de 12,7 milhões de novos casos são diagnosticados e mais da metade dos mesmos, 7,6 milhões, morrem vítimas da doença. No Brasil, somente para este ano, são esperados quase 500 mil novos casos.

Trata-se de um processo de crescimento e disseminação descontrolado de células, podendo aparecer em qualquer lugar do corpo. O tumor maligno, fruto desse descontrole, tende a invadir os tecidos circundantes, podendo ser levado por meio do sangue e da linfa a tecidos distantes, dando as chamadas metástases.

Muitos cânceres poderiam ser prevenidos, evitando a exposição a fatores de risco como o cigarro, no caso especial do câncer de pulmão; a vírus, do tipo HPV, responsável pelo câncer de colo uterino; ao sol, ao falarmos de câncer de pele, entre outros. Além disso, é importante frisar que uma porcentagem significativa de cânceres pode ser curada mediante cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, especialmente se descobertos no início. Cada vez são mais os meios que se dispõem para combatê-lo e maior o número de pessoas que conseguem afrontar esta enfermidade e vencê-la. Mesmo assim, o desconhecimento e o medo afastam as pessoas das práticas preventivas em saúde, com resultados desalentadores!

A prevenção e o diagnóstico nos primeiros estágios da doença são, portanto vitais! Por isso, com motivo deste dia exortamos a todos os universitários, educadores e amigos a tratarem deste tema periodicamente com os alunos, famílias e comunidade que frequentam as nossas escolas. Lembrando que a escola é um espaço privilegiado de acesso ao conhecimento, que muito contribuirá para o desenvolvimento psicobiosocial do indivíduo. Não existirá saúde da mulher, da criança ou do trabalhador se não lhe for dado o direto de escolha, e o direito de escolha, passa necessariamente por uma educação integral e sem exclusões!

Eduardo Blanco Cardoso

Dr. e Pós-Dr. em Obst./Gin. e Radiol. pela FMUSP
Pesquisador IST

Nenhum comentário: