APE - Ações Preventivas na Escola é um projeto que realiza ações de prevenção e promoção da saúde nos espaços de convivência do Programa Escola da Família. O Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e se alinha ao compromisso deste órgão de privilegiar iniciativas que fortaleçam o bem estar social da comunidade intra e extraescolar, beneficiando a construção de um ambiente favorável à saúde, aprendizagem e qualidade de vida.
23 de junho de 2011
26/06 - Dia Nacional do Diabetes
18 de junho de 2011
21/06 - Dia Nacional de Combate a Asma
Asma é uma doença crônica dos pulmões, associada com inflamação das vias aéreas. Quando algo irrita as vias aéreas podem ocorrer sinais e sintomas, tais como, chiado, tosse, falta de ar e pressão no peito, tornando difícil a respiração normal. Se uma pessoa tem asma, ela a terá o tempo todo - mesmo quando estiver se sentindo bem.
Mesmo não apresentando sintomas, essa é uma doença que não pode ser ignorada. A asma precisa ser controlada todos os dias. A estratégia de prevenção mais importante é manter um ambiente livre de alérgenos. Além disso, uma parte vital do controle da asma é usar os medicamentos corretos nos horários certos, pois além de evitar os fatores desencadeantes da asma, a medicação pode ser essencial para controlar a natureza crônica e episódica da asma. As medicações usadas para o tratamento da asma estão divididas em duas categorias: medicações de alívio e medicações de controle.
As medicações de alívio são usadas para rápido alívio dos sintomas da asma durante as crises.
As medicações de controle, também denominadas de 'prevenção', são tomadas diariamente, a longo prazo, para alcançar e manter o controle da asma persistente.
Quais são os sintomas da Asma?
- Muita tosse
- Respiração rápida
- Chiado no peito
- Sensação de catarro no peito
- Falta de energia/disposição
- Cansaço em atividades cujas outras pessoas realizam sem dificuldade
- 'Nó no peito'
- Falta de ar
IMPORTANTE: Caso você ou algum conhecido, principalmente criança, apresentar algum dos sintomas acima procure, ou, recomende um médico com urgência.
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br
11 de junho de 2011
14/06 - Dia Mundial do Doador de Sangue
O Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, foi instituído pela Assembléia Mundial da Saúde, em 2004. Seu propósito é reconhecer as pessoas que doam sangue para transfusões de forma voluntária e desprendida, assim como contribuir para fortalecer os programas nacionais que coletam, processam e distribuem sangue suficiente de forma segura e oportuna para todos os pacientes que precisam de transfusões. Para ser um doador de sangue o indivíduo tem que ser saúdável, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter sido contaminado por doença transmissível. A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas doem sangue no máximo 3 vezes ao ano. Os homens podem doar a cada 3 meses e as mulheres a cada 4 meses, devido aos intervalos do ciclo mensrual. Cada doador contribui com 450 mililitros de sangue, que é colocado numa bolsa plástica lacrada para evitar a contaminação e armazenado em geladeiras especiais, onde a temperatura é regulada. Se o resultado dos exames for negativo para todas as doenças, o sangue pode ser usado pelos próximos 30 dias, quando vence a validade. Mas, a utilização é tão requisitada que dificilmente fica guardado por mais de 1 semana.
Fonte: ww.portal.saude.gov.br