Asma é uma doença crônica dos pulmões, associada com inflamação das vias aéreas. Quando algo irrita as vias aéreas podem ocorrer sinais e sintomas, tais como, chiado, tosse, falta de ar e pressão no peito, tornando difícil a respiração normal. Se uma pessoa tem asma, ela a terá o tempo todo - mesmo quando estiver se sentindo bem.
Mesmo não apresentando sintomas, essa é uma doença que não pode ser ignorada. A asma precisa ser controlada todos os dias. A estratégia de prevenção mais importante é manter um ambiente livre de alérgenos. Além disso, uma parte vital do controle da asma é usar os medicamentos corretos nos horários certos, pois além de evitar os fatores desencadeantes da asma, a medicação pode ser essencial para controlar a natureza crônica e episódica da asma. As medicações usadas para o tratamento da asma estão divididas em duas categorias: medicações de alívio e medicações de controle.
As medicações de alívio são usadas para rápido alívio dos sintomas da asma durante as crises.
As medicações de controle, também denominadas de 'prevenção', são tomadas diariamente, a longo prazo, para alcançar e manter o controle da asma persistente.
Quais são os sintomas da Asma?
- Muita tosse
- Respiração rápida
- Chiado no peito
- Sensação de catarro no peito
- Falta de energia/disposição
- Cansaço em atividades cujas outras pessoas realizam sem dificuldade
- 'Nó no peito'
- Falta de ar
IMPORTANTE: Caso você ou algum conhecido, principalmente criança, apresentar algum dos sintomas acima procure, ou, recomende um médico com urgência.
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário