18 de junho de 2011

21/06 - Dia Nacional de Combate a Asma

Asma é uma doença crônica dos pulmões, associada com inflamação das vias aéreas. Quando algo irrita as vias aéreas podem ocorrer sinais e sintomas, tais como, chiado, tosse, falta de ar e pressão no peito, tornando difícil a respiração normal. Se uma pessoa tem asma, ela a terá o tempo todo - mesmo quando estiver se sentindo bem.
Mesmo não apresentando sintomas, essa é uma doença que não pode ser ignorada. A asma precisa ser controlada todos os dias. A estratégia de prevenção mais importante é manter um ambiente livre de alérgenos. Além disso, uma parte vital do controle da asma é usar os medicamentos corretos nos horários certos, pois além de evitar os fatores desencadeantes da asma, a medicação pode ser essencial para controlar a natureza crônica e episódica da asma. As medicações usadas para o tratamento da asma estão divididas em duas categorias: medicações de alívio e medicações de controle.
As medicações de alívio são usadas para rápido alívio dos sintomas da asma durante as crises.


As medicações de controle, também denominadas de 'prevenção', são tomadas diariamente, a longo prazo, para alcançar e manter o controle da asma persistente.


Quais são os sintomas da Asma?


- Muita tosse


- Respiração rápida


- Chiado no peito


- Sensação de catarro no peito


- Falta de energia/disposição


- Cansaço em atividades cujas outras pessoas realizam sem dificuldade


- 'Nó no peito'


- Falta de ar


IMPORTANTE: Caso você ou algum conhecido, principalmente criança, apresentar algum dos sintomas acima procure, ou, recomende um médico com urgência.


Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br


Nenhum comentário: