23 de junho de 2011

26/06 - Dia Nacional do Diabetes

No dia 26 de Junho comemoramos o Dia Nacional do Diabetes que é comemorado em parceria do Ministério da Saúde  com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por causa do aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. 
 
Tipos de Diabetes
O Diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença caracterizada pela destruição das células produtoras de insulina. Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável. As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração.
O diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas.
Existe ainda o diabetes gestacional que é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode persistir ou desaparecer depois do parto. Entre os principais sintomas do Diabetes estão as infecções freqüentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furunculose.


Nenhum comentário: