RELATÓRIO DO MONITOR EDUCACIONAL
O relatório do monitor educacional APE, é um instrumento fundamental de verificação do desempenho do projeto e do resultado do trabalho desenvolvido mês a mês. Por isso, deve ser capaz de proporcionar ao leitor uma visão objetiva e consistente do que foi realizado.
Algumas dicas simples, mas muito importantes, para o preenchimento adequado dos relatórios semanais das ações do APE:
Os relatórios são individuais, mesmo quando a ação e/ou evento contar com a participação de toda a equipe;
TODOS os campos devem ser preenchidos, ao finalizar, faça uma revisão e certifique-se de que seu relatório está completo;
O relatório deve ser digitado;
O relatório deve ser assinado.
CABEÇALHO
A cada mês, lembre-se de verificar a alteração para o mês corrente no cabeçalho;
O nome da unidade escolar deve ser redigido por completo, assim como o nome do responsável da unidade (Gestor, e/ou vice, e/ou educador profissional);
REGISTRO EIXO-SAÚDE
O tema deve sempre estar contemplado na descrição das ações;
O tema deve se referir a ações desenvolvidas no eixo-saúde. Planejamento, por exemplo, é uma ação ocorrida ANTES do dia de trabalho na U.E. Festa da páscoa, Festa Junina, etc. não são temas do eixo-saúde. As festas realizadas pela escola podem ser citadas no campo ações, porém a ênfase deve ser dada ao que o Projeto APE realizou nesta oportunidade.
PARCERIAS
Gestor, educador profissional e universitário, voluntários, não são parceiros. São profissionais do Programa. Comunidade é beneficiária do Programa/Projeto;
O nome das instituições/empresas deve ser redigido por completo;
Os parceiros que estiveram envolvidos diretamente com as ações na escola devem ser citados no campo ações, com nome completo e respectiva atuação.
AÇÕES
Este é o “recheio”, ou seja, o diferencial, precisa ser caprichado;
Pressupomos que cada dia o público reaja de forma diferente. A equipe que se encontra na escola também participa agregando, ou não, alguma atividade ao tema proposto. Procure inserir comentários a este respeito;
Não escrever: “continuamos as ações anteriores”;
A ação não deve ser descrita em uma frase;
Se necessário, utilize mais de uma folha para relatar o trabalho;
Caso utilize vídeos para abordar um tema, o título da produção deverá ser citado;
Ação planejada e não efetuada, não é ação. Este campo é para descrever o RESULTADO do trabalho;
Se o tema foi o mesmo e a metodologia também, não significa que a descrição deva ser copiada e colada. Cada dia é único.
REGISTROS
Verifique as datas na máquina fotográfica, para que estejam em acordo com o dia do trabalho relatado;
A impressão das fotos precisa ter uma boa qualidade;
Desenhos, fotos, depoimentos, folhetos informativos, devem conter cabeçalho, e se possível, serem fixados em uma folha de sulfite.
Sugestões gerais:
• Sempre que possível citar comentários, iniciativas, orientações e encaminhamentos referentes ao público;
• Substituir o termo panfletagem por distribuição de material de apoio e/ou folhetos informativos;
• Atenção aos erros de português e concordância;
• Não hesite em procurar ajuda e/ou usar dicionário, se necessário;
• Não envie relatórios rasurados;
• Procure cumprir as datas estabelecidas para entrega, todo o projeto perde com o não cumprimento de prazos;
• Além das atividades planejadas visando o atendimento das necessidades locais, deve-se buscar contemplar os temas trabalhados nas orientações técnicas.
Exemplo
Tema: alimentação saudável
Ação: perguntas e respostas
Que aspecto? Higienização dos alimentos e nutrição
Qual o público? Crianças
Como? Atividade lúdica: Jogo de dominó confeccionado por eles.
Foco/objetivo/para quê? Colaborar para maior ingestão de sucos de frutas pelas crianças e reforçar hábitos de higiene.
Houve parceria? Em caso afirmativo citar e explicar com que ação ou material e qual o benefício para a comunidade/indivíduo.
Registrar: sempre que possível encaminhar registro fotográfico.
Ação
“A higienização dos alimentos, principalmente no verão, como forma de manter a saúde também foi um aspecto abordado pela equipe. A alimentação saudável foi trabalhada com as crianças por meio de um dominó, confeccionado por elas com atitudes simples para manter uma boa alimentação, como por exemplo, a ingestão de sucos de frutas naturais e lavar as frutas antes do consumo”.
Registro
Anexar um modelo do dominó e/ou fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário