12 de dezembro de 2009

Coordenação APE - Dicas Relatório

RELATÓRIO DO MONITOR EDUCACIONAL


O relatório do monitor educacional APE, é um instrumento fundamental de verificação do desempenho do projeto e do resultado do trabalho desenvolvido mês a mês. Por isso, deve ser capaz de proporcionar ao leitor uma visão objetiva e consistente do que foi realizado.


Algumas dicas simples, mas muito importantes, para o preenchimento adequado dos relatórios semanais das ações do APE:

 A cada semana são gerados 2 relatórios, um para o sábado e um para o domingo;

 Os relatórios são individuais, mesmo quando a ação e/ou evento contar com a participação de toda a equipe;

 TODOS os campos devem ser preenchidos, ao finalizar, faça uma revisão e certifique-se de que seu relatório está completo;

 O relatório deve ser digitado;

 O relatório deve ser assinado.

CABEÇALHO

 A cada mês, lembre-se de verificar a alteração para o mês corrente no cabeçalho;

 O nome da unidade escolar deve ser redigido por completo, assim como o nome do responsável da unidade (Gestor, e/ou vice, e/ou educador profissional);

REGISTRO EIXO-SAÚDE

 O tema deve sempre estar contemplado na descrição das ações;

 O tema deve se referir a ações desenvolvidas no eixo-saúde. Planejamento, por exemplo, é uma ação ocorrida ANTES do dia de trabalho na U.E. Festa da páscoa, Festa Junina, etc. não são temas do eixo-saúde. As festas realizadas pela escola podem ser citadas no campo ações, porém a ênfase deve ser dada ao que o Projeto APE realizou nesta oportunidade.

PARCERIAS

 Gestor, educador profissional e universitário, voluntários, não são parceiros. São profissionais do Programa. Comunidade é beneficiária do Programa/Projeto;

 O nome das instituições/empresas deve ser redigido por completo;

 Os parceiros que estiveram envolvidos diretamente com as ações na escola devem ser citados no campo ações, com nome completo e respectiva atuação.

AÇÕES

 Este é o “recheio”, ou seja, o diferencial, precisa ser caprichado;

 Pressupomos que cada dia o público reaja de forma diferente. A equipe que se encontra na escola também participa agregando, ou não, alguma atividade ao tema proposto. Procure inserir comentários a este respeito;

 Não escrever: “continuamos as ações anteriores”;

 A ação não deve ser descrita em uma frase;

 Se necessário, utilize mais de uma folha para relatar o trabalho;

 Caso utilize vídeos para abordar um tema, o título da produção deverá ser citado;

 Ação planejada e não efetuada, não é ação. Este campo é para descrever o RESULTADO do trabalho;

 Se o tema foi o mesmo e a metodologia também, não significa que a descrição deva ser copiada e colada. Cada dia é único.

REGISTROS

 Verifique as datas na máquina fotográfica, para que estejam em acordo com o dia do trabalho relatado;

 A impressão das fotos precisa ter uma boa qualidade;

 Desenhos, fotos, depoimentos, folhetos informativos, devem conter cabeçalho, e se possível, serem fixados em uma folha de sulfite.

Sugestões gerais:

• Sempre que possível citar comentários, iniciativas, orientações e encaminhamentos referentes ao público;

• Substituir o termo panfletagem por distribuição de material de apoio e/ou folhetos informativos;

• Atenção aos erros de português e concordância;

• Não hesite em procurar ajuda e/ou usar dicionário, se necessário;

• Não envie relatórios rasurados;

• Procure cumprir as datas estabelecidas para entrega, todo o projeto perde com o não cumprimento de prazos;

• Além das atividades planejadas visando o atendimento das necessidades locais, deve-se buscar contemplar os temas trabalhados nas orientações técnicas.

Exemplo

Tema: alimentação saudável

Ação: perguntas e respostas

Que aspecto? Higienização dos alimentos e nutrição

Qual o público? Crianças

Como? Atividade lúdica: Jogo de dominó confeccionado por eles.

Foco/objetivo/para quê? Colaborar para maior ingestão de sucos de frutas pelas crianças e reforçar hábitos de higiene.

Houve parceria? Em caso afirmativo citar e explicar com que ação ou material e qual o benefício para a comunidade/indivíduo.

Registrar: sempre que possível encaminhar registro fotográfico.

Ação

“A higienização dos alimentos, principalmente no verão, como forma de manter a saúde também foi um aspecto abordado pela equipe. A alimentação saudável foi trabalhada com as crianças por meio de um dominó, confeccionado por elas com atitudes simples para manter uma boa alimentação, como por exemplo, a ingestão de sucos de frutas naturais e lavar as frutas antes do consumo”.

Registro

Anexar um modelo do dominó e/ou fotos

Nenhum comentário: