11 de dezembro de 2009

DICAS DE FILMES - "As Cinzas de Ângela"

AS CINZAS DE ÂNGELA


O que é a miséria?


O que significa ser pobre ou ser rico? Como integrantes da classe média, estamos diante da miséria e da pobreza tantas vezes durante nossa existência, no entanto, não podemos afirmar com certeza que temos uma compreensão plena, sincera ou mesmo mínima desse fenômeno. A mesma afirmação pode ser feita em relação ao pólo oposto, onde vivem os grandes magnatas, as pessoas muito ricas, para quem tudo pode ser adquirido, independentemente do preço que estiver na etiqueta.

Assistimos nos noticiários da televisão, lemos artigos em jornais e revistas, vemos filmes que apresentam uma idéia aproximada do que significa viver ou sobreviver com tão pouco e não temos, mesmo assim, idéia do que seja ser pobre, ser miserável?


Busco em dicionários as palavras que ajudem a elucidar e permitir uma melhor compreensão do fenômeno.

miséria . [Do lat. miseria, ´desgraça´, ´infelicidade´.] S. f. 1. Estado lastimoso, deplorável. 2. Pobreza extrema; indigência, penúria. 3. Estado vergonhoso, indigno, infame, torpe. 4. Mesquinharia, sovinice, avareza. 5. Bagatela, ninharia, insignificância. 6. Fraqueza, defeito, imperfeição. 7. Ação ou procedimento indigno, infame, vil. Chorar miséria. 1. Deplorar ao extremo algum fato. Fazer misérias. (Dicionário Aurélio)

pobreza (ê). [De pobre + -eza.] S. f. 1. Estado ou qualidade de pobre. 2. Falta do necessário à vida; penúria, escassez. 3. A classe dos pobres. (Dicionário Aurélio)

As palavras carregam conceitos fortes que atrelam o significado de miséria e pobreza a escassez, a lástima, a penúria, a estado indigno e, a imperfeição. Cada uma dessas palavras não é capaz de traduzir de fato o que seja não ter um teto para se abrigar, passar horas e dias sem se alimentar decentemente, ser vítima de violências, ter medo e se sentir inseguro,ver outros seres humanos com desconfiança, e ser visto com indiferença.

"As Cinzas de Ângela", filme de Alan Parker (cineasta que produziu grandes filmes como "O Expresso da Meia-Noite", "Pink Floyd - The Wall", "Coração Satânico",...), nos introduz ao universo miserável e procura, mesmo assim, dar alguma esperança, mostrar a luz no fim do túnel, despertar nossa sensibilidade.


O Filme


Quando a família McCourt nos é apresentada, nos deparamos com várias crianças num ambiente sujo, desprovido de comida, com um pai desempregado e sem perspectivas e com uma mãe que procura, na medida do possível, não enlouquecer diante desse quadro aterrador. Para as crianças se alimentarem tem que contar com o auxílio e a boa vontade de uma vizinha, que os acolhe maltrapilhos, alguns seminus e todos, indistintamente, precisando de um bom banho.

Ao receberem a visita de alguns parentes, são orientados a voltar para seu país de origem, a Irlanda, e deixarem o sonho (ou seria pesadelo?) americano para trás. Fracassaram. Olham do barco o porto de Nova Iorque, se despedem melancolicamente da Estátua da Liberdade. Deixam para trás uma terra de oportunidades que para eles representou derrota e morte. Enterraram um de seus filhos na América e, junto com ele, todas as suas esperanças. Quem sabe em casa, próximos de seus parentes, tivessem melhor sorte...

Corria a década de 1930. Anos difíceis marcados por uma recessão mundial sem precedentes, surgida como conseqüência da quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. A miséria que deveria afrontar a consciência e o coração dos homens se tornara moeda corrente. Eram tantos os pobres, os desempregados, que as pessoas não pareciam se importar. Cada qual tentando solucionar seus próprios dramas, suas carências e dificuldades.

À volta a Irlanda não proporciona ganhos. Ângela McCourt (Emily Watson) continua a conviver com a desgraça e, para piorar, não pode contar com o auxílio do marido, Malachy McCourt (Robert Carlyle), sujeito de bom coração, que demonstra amor sincero pelos filhos e pela esposa, mas que é fraco e se entrega ao alcoolismo e vive desempregado, conseguindo algum dinheiro a partir de trabalhos temporários. O problema é que uma boa parcela desse dinheiro acaba desviada para seu vício e não permite que seja colocada comida nos pratos de seus filhos...

As dificuldades se avolumam ainda mais quando a família é abandonada pelo pai, que foi em busca de oportunidades na Inglaterra e não retorna e nem manda dinheiro. O filho mais velho, Frank McCourt (protagonizado por três atores diferentes para apresentá-lo na idade adulta, como jovem e como criança), desde cedo encarregado de zelar pelos irmãos e aluno destacado na escola se torna, então, a esperança da família...
Forte e denso, "As Cinzas de Ângela" emocionam.

Aos Educadores


1- "As Cinzas de Ângela" nos mostra como outros povos já passaram por situações de miséria ou nos alerta para o fato que outros ainda vivem em situação crítica. Ao apresentarmos nossas feridas e problemas não estamos clamando por soluções, pedindo por remédios, por medidas da sociedade e do governo? Que outros gritos podem ser dados, que outras oportunidades existem para que se fale abertamente de nossas dores?

2- Perceber a pobreza e a miséria pode ser formas de nos sensibilizarmos em relação às mesmas e nos mobilizarmos em prol de sua superação. Promova pesquisas e vá com seus estudantes a favelas e áreas carentes de sua cidade. Entrevistem as pessoas e verifiquem suas condições de vida, suas dificuldades. Perguntem sobre os auxílios que são dados por entidades governamentais (prefeituras, governo do estado ou governo federal) e por ONGs (Organizações não-governamentais). Depois de tudo isso, quando em aulas, questione seus alunos sobre medidas práticas que o grupo pode realizar para auxiliar essas comunidades.

3- Um dos projetos mais interessantes desenvolvidos a respeito de dignidade e direitos em relação a comunidades carentes resultou no livro "Cidadão de Papel", do jornalista Gilberto Dimenstein. Peça a leitura do livro a seus alunos, verifiquem se as condições averiguadas quando o livro foi escrito foram superadas ou se tudo continua do mesmo jeito, estimule comparações entre o que foi visto na pesquisa de campo e aquilo que está escrito no livro. (Outra obra de Dimenstein que merece ser vista é "O Aprendiz do Futuro", onde a educação e a atualização são apresentadas como ferramentas eficazes no combate a desigualdade).

4- Procurem descobrir como as ONGs que atuam no combate a miséria, a pobreza e a fome funcionam. Verifiquem quais são os projetos governamentais que visam estimular políticas de assistência social e de combate à desigualdade gigantesca que assola nosso país. Faça levantamentos no site do IBGE sobre os indicadores que possam explicar os problemas desse setor. Mobilizem-se e reajam, é essencial para que possamos superar as mazelas de nosso país, para que possamos estabelecer um mínimo de dignidade e decência na vida de nosso povo pobre e sofrido.

Obs.: Uma boa dica para quem quer ajudar e mostrar solidariedade é o recém lançado site Ajuda Brasil, que pode ser acessado no endereço www.ajudabrasil.org; Para quem quer se informar mais sobre o trabalho educacional consciente do jornalista Gilberto Dimenstein, é obrigatória a visita ao site Aprendiz, que pode ser encontrado em www.aprendiz.com.br.

Ficha Técnica


As Cinzas de Ângela

(Angela´s Ashes)

País/Ano de produção:- EUA/Irlanda, 1999
Duração/Gênero:- 120 min., Drama
Disponível em VHS e DVD
Direção de Alan Parker.
Roteiro de Laura Jones e Alan Parker
Elenco:- Emily Watson, Robert Carlyle, Joe Breens, Ciaran Owens,
Michael Legge, Ronnie Masterson, Pauline McLynn, Liam Carney.

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