13 de agosto de 2010

POR QUE O MÊS DE AGOSTO É CONSIDERADO O MÊS DO CACHORRO LOUCO?

POSTE UM COMENTÁRIO SOBRE O ASSUNTO.

14 comentários:

Ana Zafalon disse...

É dessa forma que muitas pessoas são alertadas sobre o perigo que a raiva representa para a saúde da população. Realmente, embora o contágio possa acontecer durante todo o ano, é neste período que ocorre uma grande concentração de cadelas no cio em decorrência de condições climáticas, onde o aumento de luminosidade nesta época do ano, ativa sexualmente todos os mamíferos.
Em função disso há uma maior aproximação e promiscuidade entre os animais propiciando a transmissão do vírus. A infecção ocorre por ferimento provocado por mordedura de um animal contaminado e ataca o cérebro, levando à morte. O maior transmissor da Raiva entre os animais, no Brasil, é o morcego. Os cães e gatos são os principais transmissores para os seres humanos.

Unknown disse...

Creio que por tratar-se de mês de vacinação agosto recebe este nome para que a população se atente mais a esta doença e traga o animal para tomar a vacina!

Unknown disse...

É que nesse mês, é comum os cães pegarem uma doença terrível, a raiva, que deixa vários animais, inclusive gatos, cavalos, bois, morcegos e até gente, doidinhos da silva!
Na verdade, não existe nada comprovado cientificamente, mas alguns veterinários acreditam que a raiva realmente possa se espalhar mais facilmente nesse período por causa da maior quantidade de cadelas no cio. Na disputa pelo “amor” das cadelas, os cães acabam brigando, aumentando, assim, as chances de transmissão da doença.

Vale lembrar, que a Raviva é transmitida em qualquer época do ano. Por isso, os animais devem estar sempre com a vacina em dia. Aproveite a campanha de vacinação de cães e gatos, que normalmente acontece nos meses de agosto e setembro.
A vacina é gratuita!

Liliane Rodrigues
Monitora APE - D.E. Votorantim

Jessica Rollo disse...

Acredito ser por pura crendice, já que no mês de agosto existem algumas comemorações no mínimo estranhas como:
- 24 de agosto é o dia das sogras.

- 24 de agosto é o dia em que o Diabo anda solto, fazendo as suas.

- 24 de agosto é o dia de todos os Exus nos candomblés brasileiros.

Além de algumas calamidades que podem ocorrer o ano todo, mas se for em agosto, tornam-se mais sombrias e assustadoras!!!

Por coincidência ou não, a campanha nacional de vacinação contra raiva é realizada no mês de agosto, o que inevitavelmente, nos tráz a mente um cachorro espumando em sua loucura... Doido para atacar! Afff... Pobre mês de agosto! rsrsrs

Kyelce Neto - Jaú disse...

As cadelas entram no cio duas vezes por ano. Nessas ocasiões, os machos ficam enlouquecidos e disputam a atenção das fêmeas. A briga entre eles favorece a disseminação da raiva, uma doença infecciosa transmitida pela saliva do animal. Os bichos contaminados babam bastante, o que lhes dá um aspecto de malucos. Por isso, a expressão cachorro louco. O mês de agosto entra na história porque, apesar de não haver comprovação científica, acredita-se que este seja um dos períodos férteis das cadelas.
[Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060609104011AA49zGQ]

Marluce disse...

Estou pesquisando. Em resumo, diz que é por causa, como disse a Ana, da grande concentração de cadelas no cio...luminosidade, no mês de agosto, e aí os cachorros brigam proliferando o vírus da raiva. Isto não tem lógica! As cadelas entram no cio duas vezes por ano. Tendo em vista o número de cães, é briga o ano inteiro.
Então, por que o mês de agosto? Superstição?!?!?

Projeto APE Santos disse...

Não é novidade para ninguém que Agosto é o mês do Cachorro Louco, talvez por isso seja o mês com maior número de simpatias e superstições em todo o mundo. Aqui no Brasil, essa crença chegou e se espalhou, criando mitos como:"Casar em Agosto Traz Desgosto", e vem também aquela onda de que os cachorros contraem a Raiva nesse mês. Daí o nome de "Mês do Cachorro Louco"

Lucilene Pereira
Monitora APE - DE Santos

Anderson Ferreira Monitor Educacional-Projeto APE-D.E Miracatu disse...

Superstição! Desde muito tempo acredita-se que o mês de agosto é mês do azar, pois inúmeras coisas ruins já aconteceram nesse mês, considerado também ‘mês do desgosto’!
Em agosto também o numero de animais infectados com o virus da raiva era maior, por isso foi considerado o mês do cachorro louco. Mas acredito que seja influencia dos nossos antepassados, hoje em dia a coisa é diferente. Mas pra quem acredita: “Em algumas regiões do país, existe a crença de que o uso de pelo menos uma peça de roupa pelo avesso evita ser mordido por cachorro louco, nesse período.” Fica a Dica !!! rsrs

Jamile Martins
Marcella Mara - Monitoras APE

Projeto APE Santos disse...

Devo confessar que fiz uma pequena pesquisa sobre o assunto e a única coisa coerente que encontrei sobre esse tema é que, apesar de não existir nenhuma comprovação científica para essa associação, é que isso pode estar ligado ao fato de existirem nesta época do ano, um número maior de cadelas no cio que em relação aos outros meses. Isso acaba gerando brigas entre os machos na disputa por uma cobertura. Com esse contato maior entre os cães, aumenta a possibilidade de transmissão da raiva, já que esta se dá através da mordida do animal infectado.

Monitora Cíntia Lima
D.E Santos

Projeto APE disse...

Tornam-se redundantes as respostas mais,ao que tudo indica, a expressão é devido ao aumento do número de cadelas no cio nesta época do ano. Desta forma muitos animais ,na disputa entre as fêmeas, acabam brigando entre si e disseminando o vírus da raiva.Os bichos contaminados babam bastante e por isso a expressão "cachorro louco".

Monitora Lucia Costa
D.E. São Vicente

Anônimo disse...

Fiz uma breve pesquisa na internet e li uma matéria que diz o seguinte:

Há uma onda de que os cachorros contraem a Raiva nesse mês. Daí o nome de “mês do cachorro louco“.
Cléo
Supervisora "APE"
Região de Caieiras e Sul

Projeto APE disse...

Mas por que mês do cachorro louco? Ora, este período é o inicio do cio de muitos animais, em especial dos cães, os quais quando contaminados pela raiva conseguiam espalhar a doença em muitos de sua espécie em curto espaço de tempo. As incidências de raiva nestes animais aumentavam neste mês, dando-lhe então esta terrível alcunha. Na madrugada do dia primeiro existia um costume em tirar sangue da ponta da orelha ou da pata dos cães para evitar tal moléstia.

Monitor Jeferson
D.E. São Vicente

gustavo disse...

Não é novidade para ninguém que o mês de Agosto é o do Cachorro Louco, da Bruxa na Aviação e das fantásticas Noites do Terror. Talvez por isso Agosto seja o mês com o maior número de simpatias e superstições em todo o mundo.

Mas por que? Qual a verdadeira origem destas simpatias e superstições? eu é que não duvido destas supertições.

Anônimo disse...

Provavelmente deve ser por causa das mudanças climáticas ,Agosto na minha opnião é um mês muito instável ,uma faz frio outra faz calor ,uma chove na outra hora faz sol,essas mudanças contribuem para a proliferação de bactérias , vírus entre outros,contribuindo para a alteração no comportamento do animal,além que agosto é o mês das campanhas de vacinação ,que se não houvesse muitos dos animais domésticos como cães e gatos ,ficariam sem se vacinar.