4 de maio de 2010

14ª Jornada Contra a Asma - ABRA/SP

A Atleta Carla Moreno participará da 14ª. Jornada contra a Asma, realizada pela Associação Brasileira de Asmáticos em São Paulo.

A Associação Brasileira de Asmáticos de São Paulo (ABRA-SP) promove em 8 de maio de 2010, a 14ª Jornada contra a Asma. O evento acontece no Parque Ibirapuera, na capital paulista, das 9h às 13h, em comemoração ao Dia Mundial da Asma.

A programação contará com uma caminhada saindo da tenda da ABRA, apresentação teatral da peça Asma em Gestos, debate com o público e profissionais da entidade e a participação da triatleta Carla Moreno, que esteve nas Olimpíadas de Sidnei e Atenas, e já foi prata nos Jogos Panamericanos de Winnipeg (1999), Campeã do Ironman 70.3 (2007) e heptacampeã do Troféu Brasil Internacional.

A atleta participará contando um pouco a sua história de vida, como começou a praticar esportes e até mesmo alguns grandes sustos que passou por conta da falta de tratamento da asma.

Em seguida, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos e demais especialistas atuantes da ABRA-SP estarão à disposição tirando dúvidas, orientando pacientes e familiares sobre aspectos gerais da doença e distribuindo material informativo para orientação da população.

O evento marca a comemoração do Dia Mundial de Controle da Asma e é realizado justamente no final do verão, pouco antes da chegada do frio, época do ano em que os pacientes mais sofrem com o problema.

· Da asma ao pódio

Carla Moreno, 33 anos, tem asma e rinite desde a infância. Nesta época, começou a fazer natação por indicação médica, para aliviar os sintomas respiratórios, e tomou gosto pelo esporte. Como era de se esperar, com o correto tratamento e a prática esportiva, aos poucos os sintomas desapareceram e na adolescência sentiu-se curada. Foi aí que a atleta cometeu o mesmo equívoco que milhares de asmáticos: interrompeu por conta própria o tratamento.

“Nesta época eu não apenas melhorei, mas também aprendi a conviver com a falta de ar. Eu só ia ao hospital quando tinha uma crise mais forte, principalmente quando era criança”, explica.

O primeiro susto aconteceu em uma prova de distância olímpica, nos Estados Unidos, quando veio sua primeira parada cardiorrespiratória. Depois novamente, em 2008, durante competição em Goiânia.

Ainda assim, a atleta não imaginava que era asma, afinal, asma é doença de criança, não é mesmo? Este é um dos principais mitos que dificultam o tratamento da doença.

Finalmente, uma mudança radical em sua vida trouxe nova esperança ao futuro da atleta. Mudança de endereço, de treinador, e a retomada do tratamento da asma fizeram com que hoje Carla possa se preocupar exclusivamente com sua vida e carreira, sem temer novos sustos como aqueles.

“Hoje minha asma está controlada e levo uma vida absolutamente normal, sigo à risca toda a prescrição da minha médica”, revela.

· Rotina de tirar o fôlego

Hoje Carla Moreno já contabiliza três décadas dedicadas ao esporte. Seu treinamento, exaustivo, não dá mesmo espaço para crises de asma.

“Treino todos os dias entre 5 e 10 horas por dia, incluindo natação, ciclismo, corrida, alongamentos, musculação, massagem e fisioterapia. Tudo é comandado pelo meu treinador e uma equipe multidisciplinar que cuida de mim full time”.

Todo esse trabalho está focado nas provas nacionais e internacionais que somam pontos no ranking mundial. Carla revela que é desta maneira que pretende chegar aos Jogos Olímpicos de 2012, e não para por aí.

“Quero ir para mais duas Olimpíadas e mais dois Jogos Panamericanos, além de divulgar cada dia mais minha modalidade. Quando eu parar, quero olhar para trás e ver que eu não apenas passei pelo Triathlon, mas também ajudei, nem que seja ser 1% melhor!”

14ª Jornada contra a Asma

Data: 08 de Maio de 2010

Horário: das 09h00min às 13h00min

Local: Parque do Ibirapuera - São Paulo - Portão 10 - Em frente a ponte de ferro.

Mais informações: ABRASP - 0800 773 8199 ou (11) 5549-8199

Nenhum comentário: