12 de maio de 2010

Cuidadores da Saúde

Dia 12 de maio é comemorado mundialmente o Dia do Enfermeiro. No Brasil a comemoração se estende na Semana da Enfermagem celebrada entre os dias 12 e 20 de Maio, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão, outrora considerada uma mera coadjuvante no setor de saúde, tem se destacado a cada dia. Os profissionais enfermeiros têm contato direto com os pacientes, eles são os que cuidam e protegem as pessoas, muitas vezes, convalescentes.

A Enfermagem mais do que uma simples profissão é um dom. Estes profissionais memoráveis vêm se tornando cada vez mais comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Num universo tipicamente feminino alguns homens se destacam e deixam sua marca na profissão.

Depois de quatro anos de formação acadêmica, o profissional está apto da enfermagem está apto a exercer inúmeras funções no ramo da enfermagem que não se restringe apenas ao trabalho realizado dentro de um hospital. Com o avanço e o crescimento do mercado, cada vez mais, vem abrindo novas possibilidades como a atuação na rede coletiva e básica de saúde.

Só no Brasil, são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 900 mil profissionais em todo país. Essas variações de cargos fazem com que mais profissionais se juntem ao setor e a novas possibilidades de trabalho nesta área.

Origem do nome Enfermeiro

A palavra Enfermeira(o) se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa Mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira.

Por Lídia Lemos

Nenhum comentário: