23 de junho de 2011

26/06 - Dia Nacional do Diabetes

No dia 26 de Junho comemoramos o Dia Nacional do Diabetes que é comemorado em parceria do Ministério da Saúde  com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por causa do aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. 
 
Tipos de Diabetes
O Diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença caracterizada pela destruição das células produtoras de insulina. Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável. As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração.
O diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas.
Existe ainda o diabetes gestacional que é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode persistir ou desaparecer depois do parto. Entre os principais sintomas do Diabetes estão as infecções freqüentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furunculose.


18 de junho de 2011

21/06 - Dia Nacional de Combate a Asma

Asma é uma doença crônica dos pulmões, associada com inflamação das vias aéreas. Quando algo irrita as vias aéreas podem ocorrer sinais e sintomas, tais como, chiado, tosse, falta de ar e pressão no peito, tornando difícil a respiração normal. Se uma pessoa tem asma, ela a terá o tempo todo - mesmo quando estiver se sentindo bem.
Mesmo não apresentando sintomas, essa é uma doença que não pode ser ignorada. A asma precisa ser controlada todos os dias. A estratégia de prevenção mais importante é manter um ambiente livre de alérgenos. Além disso, uma parte vital do controle da asma é usar os medicamentos corretos nos horários certos, pois além de evitar os fatores desencadeantes da asma, a medicação pode ser essencial para controlar a natureza crônica e episódica da asma. As medicações usadas para o tratamento da asma estão divididas em duas categorias: medicações de alívio e medicações de controle.
As medicações de alívio são usadas para rápido alívio dos sintomas da asma durante as crises.


As medicações de controle, também denominadas de 'prevenção', são tomadas diariamente, a longo prazo, para alcançar e manter o controle da asma persistente.


Quais são os sintomas da Asma?


- Muita tosse


- Respiração rápida


- Chiado no peito


- Sensação de catarro no peito


- Falta de energia/disposição


- Cansaço em atividades cujas outras pessoas realizam sem dificuldade


- 'Nó no peito'


- Falta de ar


IMPORTANTE: Caso você ou algum conhecido, principalmente criança, apresentar algum dos sintomas acima procure, ou, recomende um médico com urgência.


Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br


11 de junho de 2011

14/06 - Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, foi instituído pela Assembléia Mundial da Saúde, em 2004. Seu propósito é reconhecer as pessoas que doam sangue para transfusões de forma voluntária e desprendida, assim como contribuir para fortalecer os programas nacionais que coletam, processam e distribuem sangue suficiente de forma segura e oportuna para todos os pacientes que precisam de transfusões. Para ser um doador de sangue o indivíduo tem que ser saúdável, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter sido contaminado por doença transmissível. A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas doem sangue no máximo 3 vezes ao ano. Os homens podem doar a cada 3 meses e as mulheres a cada 4 meses, devido aos intervalos do ciclo mensrual. Cada doador contribui com 450 mililitros de sangue, que é colocado numa bolsa plástica lacrada para evitar a contaminação e armazenado em geladeiras especiais, onde a temperatura é regulada. Se o resultado dos exames for negativo para todas as doenças, o sangue pode ser usado pelos próximos 30 dias, quando vence a validade. Mas, a utilização é tão requisitada que dificilmente fica guardado por mais de 1 semana.


Fonte: ww.portal.saude.gov.br






29 de maio de 2011

31/05 - Dia Mundial sem Tabaco

O Dia 31 de Maio – Dia Mundial sem Tabaco – foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados.


Um mal mundial. O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo - segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) -, e no Brasil não é diferente, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano devido ao tabagismo.


Sendo responsável por um total de 10 mil mortes por dia, o tabaco traz problemas de saúde não só para quem traga sua fumaça, como também para os fumantes passivos e para as pessoas envolvidas com o seu plantio. A OMS vem trabalhando para enfrentar esse sério problema de saúde pública e, em 1997, criou o Dia Mundial sem Tabaco. A data é o momento em que os 191 países membros da organização abordam um mesmo tema relacionado ao fumo com o objetivo de fortalecer a informação junto à população.


Fonte: http://portal.saude.gov.br




27 de maio de 2011

29/05 - Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher


Em 1987, na Costa Rica, realizou-se o V Encontro Internacional Mulher e Saúde, ocasião em que as participantes aprofundaram questões relacionadas à morte das mulheres durante a gravidez, o parto, o pós-parto e decorrente de abortos realizados em condições inadequadas. Como estratégia de combate a essas mortes, com 98% de causas evitáveis, as mulheres decidiram por um conjunto de ações capazes de tornar mais visível a mortalidade materna em todo o mundo. Logo, depois do V Encontro, em uma reunião realizada no dia 28 de maio, oitenta mulheres de várias nacionalidades instituíram o 28 de Maio como Dia de Ação pela Saúde da Mulher, tomando como subtema, naquele momento, a morte materna. A Campanha iniciada pelas mulheres, em um efeito dominó, foi sendo assumida pelos governos de diversos países e por organizações internacionais, regionais e nacionais de saúde. Na sua dinâmica, a Campanha muda de tema a cada dois anos, mas sempre tendo como foco os direitos das mulheres à saúde sexual e reprodutiva.


Fonte: http://www.ipas.org.br






24 de maio de 2011

6ª Edição Boletim Informape

Prezada Coordenação do Programa Escola da Família, Monitores Educacionais e Supervisores APE,

A 6ª edição do boletim Informape já está disponível na aba de "downloads" do blog.

Coordenação APE

23 de maio de 2011

26/05 - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

O dia 26 de Maio é dedicado ao Combate Nacional ao Glaucoma. A doença é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é o motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão, de acordo com a Associação Mundial do Glaucoma.


O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira, se não for tratada a tempo. No Brasil, mais de 900 mil pessoas têm a doença e 80% dos glaucomas não causam dor ou incômodo no início. Por ser uma doença crônica e que não tem cura, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.


Silencioso, para ser detectado, é preciso prevenir. Portanto é necessário um exame oftalmológico cuidadoso em que o médico faz a medida da pressão intra-ocular, o exame do fundo de olho e, quando necessário, o campo visual.


Fonte: www.isoolhos.com.br

17 de maio de 2011

19 de Maio - Dia Mundial da Hepatite

A hepatite é atualmente uma das doenças de maior incidência no mundo. Por isso, dia 19 de maio é o dia da luta contra este problema. “Essa doença consiste na inflamação do fígado, de maneira que compromete suas funções e provoca algumas anormalidades. Entre as anormalidades, destaque para a icterícia, que é o acúmulo de bilirrubina – pigmento esverdeado usado pelo fígado para produzir bile e ajudar na digestão de gorduras e funcionamento do intestino –, o qual faz com que a pele e as mucosas fiquem amareladas. Assim, quando a pessoa está com hepatite ocorre uma dificuldade de metabolização e eliminação da bile para o intestino. A hepatite C, considerada pela Organização Mundial de Saúde o maior problema de saúde pública, é a responsável pela maioria dos transplantes hepáticos, já que estima-se que 3% da população mundial esteja contaminada, atingindo níveis dez vezes maiores no continente africano. Essa transmissão, que ocorre mais facilmente do que a AIDS, geralmente acontece através de acidentes profissionais, transfusão de sangue e injeção compartilhada de drogas ilícitas de pessoas que têm o sangue ou secreção contaminados pelo vírus HCV.


É fundamental a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento especializado das hepatites para evitar complicações futuras.


Fonte: www.bancodesaude.com.br/hepatites





6 de maio de 2011

Cartilha 2010 Bullying - Justiça nas Escolas

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, "tiranete" ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo. Também existem as vítimas/agressoras, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma.
Saiba mais sobre esse assunto consultando a aba de “downloads” do blog. Lá você encontrará a cartilha 2010 Bullying - Justiça nas Escolas.

26 de abril de 2011

Blitz Postural

A postura que apresentamos cotidianamente merece atenção especial. Ter essa preocupação pode promover saúde e bem estar, além de combater muitas lesões posturais visto que uma postura errada, em um primeiro momento, causa dor, mas posteriormente o problema é gravado causando uma deformidade que, se não for tratada, pode se tornar irreversível.


Assistam ao vídeo abaixo e vejam se vocês estão fazendo a coisa certa quanto a postura.



13ª Campanha Nacional de Vacinação

Quase 30 milhões de pessoas devem ir, a partir desta segunda-feira (25), aos postos de saúde para receber a vacina contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação, que até 2010 tinha como foco os idosos e os indígenas, neste ano também inclui crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes e profissionais de saúde.


A campanha, que acontece até o dia 13 de maio, tem a meta de vacinar 23,8 milhões de pessoas, o que representa 80% do público alvo. Ao todo, 65 mil postos do país vão distribuir a vacina gratuitamente.


A vacina protege contra os três tipos de gripe que mais circulam no Hemisfério Sul, incluindo o vírus A (H1N1), causador da gripe suína. No ano passado, quando o mundo ainda vivia uma pandemia (epidemia em nível global) desse tipo de gripe, houve uma campanha de vacinação específica contra o H1N1. Em 2011, esse vírus foi incluído na mesma vacina que protege contra a gripe comum. Essa foi uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde).



Fonte: http://www.r7.com/



24 de abril de 2011

26 de Abril - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Em 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT – (a hipertensão é uma delas) são responsáveis por 59% dos óbitos no mundo e chegando a 75% das mortes nos países das Américas. No Brasil, 62,8% do total de mortes por causas conhecidas, em 2004, estavam relacionados às DCNT. Diante do número de óbitos anuais causados por doenças cardiovasculares – mais de 300mil/ano – tornou-se necessário investir na sua prevenção e controle. A campanha anual do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão é organizada desde 2002, quando foi instituído o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.


Fonte: departamentos.cardiol.br/dha/ligas/arquivos/SBC_DHA_DPSC.ppt

11 de abril de 2011

Fundação Seade


O Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), fundação vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, é hoje um centro de referência nacional na produção e disseminação  de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. Para isso ela realiza pesquisas diretas e levantamentos de informações produzidas por outras fontes, compondo um amplo acervo, disponibilizado gratuitamente, que permite a caracterização de diferentes aspectos da realidade socioeconômica do estado, de suas regiões e municípios e de sua evolução histórica.
Sua extensa e diversificada linha de produtos e serviços tem auxiliado cidadãos, gestores públicos, empresários e jornalistas à compreender melhor as características específicas da realidade paulista, as mudanças sociais, as transformações econômicas e os impactos das políticas públicas nos seus 645 municípios.
Para disseminar sua produção, a Fundação Seade orienta-se pelas seguintes diretrizes principais:
  • Uso da internet como principal instrumento de disseminação;
  • Gratuidade de acesso;
  • Disponibilização de todo o acervo recente de informações;
  • Disponibilização, sempre que possível, dos microdados resultantes das pesquisas;
  • Fornecimento de metadados, como definições, classificações utilizadas, notas que sejam relevantes para a compreensão da informação;
  • Pesquisa e desenvolvimento permanente de sistemas e ferramentas para apresentação de informações;
  • Transferência de tecnologia e compartilhamento de soluções com instituições congêneres e parceiras.
Segue abaixo alguns links que servirão como fonte de pesquisa para o Monitor APE.
Na aba de downloads vocês encontrarão mais material sobre o assunto.
- Índice paulista de responsabilidade social:
http://www.seade.gov.br/projetos/iprs/
- Dados estatísticos:
- Incidência de AIDS por sexo:
- Demografia:
- População e estatísticas vitais:
- Saúde:

6 de abril de 2011

07 de Abril - Dia Mundial da Saúde

A História do Dia Mundial da Saúde foi criada e teve seu inicio em 07 de Abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Seu fundamentado no direito do ser humano à saúde e na obrigação do Governo na promoção da saúde. Ao longo dos anos, a história da humanidade, o saneamento ambiental tem sido o instrumento mais eficaz para a promoção da saúde e melhor qualidade de vida de todos os seres humanos.


A Organização Mundial de Saúde – OMS, o tema que todos brindam é a saúde e o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença relacionada à Saúde das pessoas. Significa que uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.


Para o Dia Mundial da Saúde 2011, a OMS pediu aos governos e outras partes interessadas em implementar políticas e práticas para prevenir e combater o surgimento de microorganismos altamente resistentes.


4 de abril de 2011

06 de Abril - Dia Mundial da Atividade Física

A atividade física é definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".


Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma".


No dia 06 de Abril a Oraganização Mundial de Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Atividade Física.


Tipos: Atividade física em geral regular controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. A redução dos níveis de ansiedade, stress, um sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças como o câncer e causar ao seu tratamento redução das náuseas e a dor. Sendo que a inatividade física associada a dietas inadequadas, ao tabagismo, ao uso do álcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crônicas que trazem vários prejuízos ao ser humano, como, por exemplo, redução na qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, principalmente nos países industrializados.


Atividade física adaptada por vezes, torna-se,necessária aos sujeitos que apresentem algumas contraindicações médicas ou dificuldades físicas momentaneas/definitivas, mas tendo em conta o diagnóstico feito pelos médicos, o profissional da educação física deverá ser capaz de criar ao paciente uma atividade física adaptada sem prejudicar a saúde do mesmo.


A atividade física quando é feita de forma continua e programada resulta no ganho de força física, incremento da capacidade cardiorrespiratório, da flexibilidade entre outros fatores responsáveis pela melhoria da qualidade de vida de um indivíduo no que diz respeito a performance humana.


Fonte: www.saudeemmovimento.com.br/.../beneficios.htm


Fica a dica para se trabalhar o tema em questão nas escolas do PEF.

31 de março de 2011

31 de Março - Dia da Saúde e Nutrição

No dia 31 de março, celebra-se o Dia da Saúde e Nutrição. É uma data oportuna para pensarmos na nossa própria saúde, alimentação e hábitos. Muitas doenças são fáceis de tratar se diagnosticadas rapidamente (como a maioria dos tipos de câncer de pele, infecções e viroses) por isso é importante fazer exames de rotina periodicamente.


Sabemos que o estresse diário, combinado ao sedentarismo e a uma alimentação pobre em nutriente e rica em gorduras pode contribuir para que o organismo adoeça. Assim como que o contrário, ou seja, a prática de esportes, atividades relaxantes e refeições balanceadas e bem-distribuídas podem prevenir enfermidades. É o que comprovam os estudos do Diabetes Prevention Program e da DASH Diet.


Fica a dica para se trabalhar os temas em questão no final de semana.

28 de março de 2011

O que é newsletter?

Tradução literal da palavra newsletter seria "boletim de novidades".


Uma newsletter possibilita um canal direto de comunicação com clientes. A newsletter é ágil, barata e eficaz. Saiba mais sobre a newsletter


A Newsletter é uma comunicação regular e periódica enviada para clientes e clientes potenciais da empresa, oferecendo conteúdo sobre assunto específico juntamente com ofertas de produtos e serviços. Uma email newsletter utiliza o email como instrumento para essa comunicação e oferece inúmeras vantagens em relação ao formato em papel, enviado pelo correio.


O Projeto APE a partir do mês de Abril encaminhará aos Monitores e Supervisores APE a sua newsletter, contando todas as novidades do Projeto.



24 de março de 2011

Comunicado 11/2011 4ª Edição Boletim Informativo Informape

Prezada Coordenação do Programa Escola da Família, Monitores Educacionais e Supervisores APE,

A 4ª edição do boletim informativo Informape já está disponível na aba de downloads do blog.

Coordenação APE

Estado de SP vive epidemia de conjuntivite

Uma epidemia de conjuntivite foi decretada no Estado de São Paulo depois que surtos foram identificados no interior e se espalharam pelo litoral sul e norte até chegar à capital esse ano. Somente na capital paulista, os serviços de saúde receberam mais de 50.405 notificações de conjuntivite viral, de 1º de fevereiro até 15 de março, de acordo com o CCD (Centro de Controle de Doenças) da Coordenação de Vigilância em Saúde.

Mesmo sem números oficiais, já que não há obrigatoriedade das unidades de saúde em reportar os dados, mais de 18 mil casos foi confirmado no litoral, segundo levantamento passado pelas secretarias municipais de Saúde.

No entanto, esses números devem ser muito maiores, explica Norma Helen Medina, diretora técnica do centro de oftalmologia sanitária do centro de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde. Ela diz que os números apresentados não são “nem a ponta do iceberg”.

- Não é surto mais, é uma epidemia de conjuntivite viral. A gente identificou que a epidemia começou no interior do Estado no fim de janeiro e a gente sabia que depois do Carnaval ia piorar.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do Estado, o surto que começou em janeiro deste ano no oeste paulista, se propagou para as regiões litorâneas depois do Carnaval e se transformou em uma epidemia de origem viral.

Penitenciárias vivem surtos

O primeiro caso notificado oficialmente foi em uma penitenciária de Flórida Paulista (SP). Segundo a diretora, já foram identificados surtos também em mais de dez penitenciárias do Estado, como em Santo André (com 900 casos) e em Osasco.

Na conta da vigilância, foram contabilizados 4 mil casos em janeiro, 13.063 em fevereiro e mil em março, até o dia de hoje.

- Mas deve ser bem mais, já que muitos municípios não me passaram ainda nem dados de janeiro.

A vigilância identificou o surto por enterovírus (tipo de vírus da conjuntivite de maior capacidade de disseminação, mas de cura mais rápida) entre o fim de janeiro e começo de fevereiro. O vírus é o mesmo que causou surto no Estado em 2003.

Baixada Santista

A inflamação ocular, mais comum no verão, já atingiu pelo menos 9.473 pessoas neste ano só na Baixada Santista. Em Santos estão acumulados o maior número de casos, 4.048, de acordo com a Vigilância Epidemiológica.

Em segundo lugar está Cubatão (1.193), e, em terceiro, São Vicente (980). Em outros municípios do litoral os números também são altos: Peruíbe (941); Bertioga (872); Guarujá (527); Mongaguá (462); Itanhaém (350). Em Praia Grande, cerca de cem pessoas pegaram conjuntivite desde 28 de fevereiro, data que começou a contagem no município.

Rosemeiry Nemetz, chefe da sessão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santos, confirma o surto e afirma que o número de casos no município é bem maior do que no ano passado, quando foram contabilizadas apenas 13 pessoas infectadas nessa mesma época do ano. Segundo ela, os bairros de maior densidade populacional – Morro São Bento, Estuário, Macuco e Aparecida - foram os mais atingidos e os adultos jovens são a maioria entre os infectados.

-O surto se iniciou a partir de 21 de fevereiro, e o maior aumento ocorreu a partir de 28 de fevereiro. Mas antes do Carnaval já houve aumento no número de casos.

Litoral norte

O litoral norte também já apresenta surtos. Somente em São Sebastião, já foram notificados ao menos 1.211 casos e, em Ilha Bela, mais de mil pessoas já receberam o mesmo diagnóstico, segundo as secretarias municipais de saúde dos municípios.

Para evitar mais casos, as prefeituras locais fazem campanhas de uso de álcool gel em escolas e hospitais e pedem para a população evitar aglomerações e lavar as mãos com frequência. Unidades de saúde municipais estão realocando pacientes com sintomas da conjuntivite para salas reservadas a fim de tirá-los dos prontos-socorros onde possam espalhar a doença.

Na capital, a área técnica de Saúde Ocular do CCD elaborou material com orientações de prevenção para divulgação junto à população e foi elaborado um alerta para os profissionais de escolas e creches, que receberam orientações sobre as condutas e medidas de controle. Além disso, a notificação passou a ser compulsória para todos os casos individuais atendidos nos serviços de saúde do município.

Na aba de "downlods" você encontrará material de apoio para trabalhar o tema citado.

Fonte: Agência Estado.


24 de Março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais. No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença. Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um grande problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da AIDS, do aumento do processo migratório e da pobreza. Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 80, voltaram a crescer nos anos 90, associados ao também risco de aparecimento de bacilos resistentes.

Na aba de "downloads" você encontrará material de apoio para trabalhar o tema acima.

Fonte: Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde

22 de março de 2011

22/03 Dia Mundial da Água

Com o objetivo de despertar o interesse para a questão da escassez da água e, consequentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992, o Dia Mundial da Água: 22 de março. Em relação a outros países, o Brasil pode ser considerado privilegiado em relação a esse recurso. O país conta com cerca de 12% da concentração mundial de água doce.
A decisão para comemorar a data baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21 que define como objetivo geral assegurar a manutenção da oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta e a preservação das funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas.  Todos os anos a ONU define um tema para ações e reflexão dos estados membros. Em 2011, o tema do Dia Mundial da Água é: “Água para as cidades: Respondendo ao desafio urbano”.
Na aba de "downloads", vocês encontrarão material de apoio para trabalharem o tema.

20 de março de 2011

Comunicado APE 10/2011 Material para composição da Coleção: "Falando de..."

Prezados Monitores,

Contamos com a colaboração de toda a equipe de monitores para elaborarmos juntos mais um exemplar da coleção “Falando de...”.

O nosso próximo manual abordará o tema “Saúde e Beleza”. Queremos aproveitar a oportunidade, tendo em vista que o tema saúde e beleza é um dos mais procurados pela comunidade, para inserirmos outros temas de relevância e previstos em diagnóstico da unidade escolar.

Compartilhem suas idéias conosco encaminhando o maior número de propostas de trabalho, para que possamos sociabilizar com os demais monitores educacionais. Não se esqueçam que devemos tratar o tema de forma transversal (outros temas em conjunto, otimizando e fortalecendo a atividade saúde e beleza).

Todo material deve ser encaminhado à Coordenação Central até o dia 25 de Abril, através do e-mail: projetoape@edunet.sp.gov.br com cópia para marcellos.marcondes@gmail.com e com cópia ao Supervisor APE de sua Diretoria de Ensino de atuação.

A idéia é que os materiais enviados sejam apresentados com um desenvolvimento de 80% de conteúdo prático (como desenvolver as ações) e 20% teórico (metodologia e conceito).

Tomem como base o exemplar do “Falando de...” entregue na Orientação Técnica de Campinas.

Todo material deve conter o seu nome completo, fonte de referência (pesquisa) e Diretoria de Ensino de atuação.

Marcos Galvez

Coordenador Projeto Ações Preventivas na Escola

11 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

UMA DATA PARA SER VIVIDA MAIS DO QUE LEMBRADA

As mulheres conquistaram ao longo do século XX, em várias partes do mundo, legítimos direitos que por razões várias, sempre e inevitavelmente em qualquer tempo e lugar, foram desrespeitados. Elas derrubaram barreiras, superaram preconceitos, venceram tabus, ocuparam espaços e desbravaram o caminho da igualdade, da liberdade e da responsabilidade para as novas gerações. Estes logros não representam apenas a expressiva vitória feminina, mas da humanidade toda.

O mundo celebra desde 1910, em 8 de março de cada ano, o Dia Internacional da Mulher. É uma homenagem justíssima, porém irrisória, para quem é tão importante e fundamental, na vida de todos nós. Se houvesse racionalidade, se os diretos e compromisso socialmente assumidos pela maioria dos países da comunidade mundial fossem cumpridos e respeitados; se existisse de fato a tão propalada “civilização”, esta data seria absolutamente dispensável. Constituir-se-ia em algo inútil e redundante. Afinal, todos os dias são das mulheres ou deveriam de ser!

Em pleno século XXI, mais de dois terços das mulheres do mundo continuam sendo tratadas como subalternas, como cidadãs de segunda classe, com inúmeros deveres e pouquíssimos direitos; vítimas de toda sorte de abusos, de descriminações e agressões, sem que as autoridades competentes movam uma só palha para por fim a essa barbárie. Entretanto, existem formas bastante sutis de violência que não produzem ferimentos físicos, não deixam marcas no corpo, não são sequer visíveis, mas que acabam doendo, e muito, já que as vítimas sentem-se impotentes, sem qualquer possibilidade de reação e reparação. Nesta situação, muitas vezes a mulher não encontra orientações de como e a quem recorrer. São estes atos os que silenciosamente ferem a sua dignidade e honra.

O não reconhecimento da importância do trabalho doméstico feminino no cuidado da casa, na educação dos filhos e nas tarefas diárias de preservação e valorização do patrimônio comum da família, é, por exemplo, uma das formas de violência não física e provavelmente a mais comum. Mais injustiçadas ainda, se sentem as que afrontam dupla jornada, nas fábricas, nos escritórios, nas universidades, entre outros locais, e no próprio lar, especialmente avocadas ao cuidado da família, sem que seus esforços sejam recompensados ou sequer reconhecidos.

Os agravos, aliás, não param por aí, e não ocorrem somente no seio familiar. Verificam-se no trabalho, na escola, no tempo de lazer, nas relações sociais e nos mais variados aspectos da vida em comunidade. O trabalho da mulher, por exemplo, da forma em que é colocado, é mais uma nova e penosa carga sobre seus ombros, do que a retumbante conquista com que é “apregoado”. A mulher é descriminada tanto nas promoções, quanto e principalmente no salário. A remuneração por igual tempo e função em relação ao homem é bastante aquém daquilo que produz e realmente merece.

Sejamos, portanto, mais coerentes justos e racionais quando evoquemos o dia internacional da mulher. Façamos em nome do genuíno amor que nutrimos por nossas mães, filhas, avós, namoradas, esposas e amigas de todos os dias do ano, um dia internacional e interminável da mulher! Muitos se perguntarão como pode ser feito? Simplesmente, respeitando o seu legitimo direito à igualdade de tratamento e, sobretudo, de oportunidades!

Dr. Eduardo Blanco Cardoso

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Obstet./Ginecol. pela FMUSP

Mestre, Doutor em Radiol. pela FMUSP

Pesquisador da Escola Ginecol. Prof. Pinotti, HAOC

Relatório de Atividades 2011

Na aba de downloads vocês já podem encontrar o modelo de relatório de atividades que deverá ser utilizado a partir do mês de Março.

10 de março de 2011

Comunicado 09/2011 Avaliação da O.T, Apresentação dos Resultados 2010, Planejamento 2011 e Oficinas Práticas

Prezados Monitores Educacionais e Supervisores APE

Reportando-nos a Orientação Técnica - Apresentação dos resultados 2010, Planejamento 2011 e Oficinas Práticas, realizada nos dias 28/02, 01 e 02/03, encaminhamos formulário de avaliação, que deverá ser preenchido e enviado via Google Doc até o dia 14/03/2011.

Atenciosamente

Marcos Galvez

Coordenador Projeto Ações Preventivas na Escola

Comunicado 08/2011 - 3ª Edição Boletim Informativo APE

Monitores Educacionais e Supervisores APE,

A 3ª edição do boletim informativo APE já está disponível na aba de downloads do blog.


Marluce Camarinho
Coordenação APE

23 de fevereiro de 2011

Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável é aquela que tem todos os alimentos que necessitamos. Deve respeitar as preferências individuais e valorizar os aspectos culturais, econômicos e regionais. Assim, é importante que seja saborosa, colorida e equilibrada.

A alimentação é fator importante para a saúde e conseqüentemente para a qualidade de vida das pessoas, pois tem influência no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos à saúde e no tratamento de pessoas doentes. Portanto, deve ser adequada do ponto de vista nutricional, segura do ponto de vista da ausência de contaminação físico-química ou biológica e não oferecer riscos à saúde.

Para termos uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários ao pleno crescimento e desenvolvimento físico e para a manutenção da saúde, é preciso variar os tipos de alimentos, consumindo-os com moderação.

Nutrientes são todas as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo, sendo indispensáveis para o seu funcionamento. São eles: carboidratos (fornecem energia que precisamos para realizar nossas atividades do dia-a-dia), proteínas (constroem, “consertam” e mantém o nosso corpo, além de aumentarem a resistência do organismo às infecções), gorduras (também nos fornecem energia), vitaminas e minerais, fibras (essenciais para manter o bom funcionamento do intestino, para a mucosa intestinal e auxiliam no controle do diabetes e colesterol alto) e água.

Carboidratos: arroz, açúcar, massas, batata, mandioca, cereais, farinhas e pães.

Proteínas: carnes bovinas, suína, frango, peixes, miúdos, ovos, leite, iogurtes, queijos, feijão, soja e derivados, castanhas, amendoim, amêndoa.

Gorduras: manteiga, óleos, azeite de oliva, margarina, gordura animal (presente nas carnes).

Fibras: legumes e verduras, frutas, grãos integrais e leguminosas (feijões).

Cada um dos nutrientes tem uma função especial no organismo e são encontrados em diferentes quantidades nos alimentos. A necessidade de nutrientes e de energia proveniente dos alimentos varia de uma pessoa para outra, de acordo com o sexo, a idade, o peso, a altura, a atividade física e a condição de saúde.

Uma alimentação que fornece mais calorias do que o organismo gasta em suas atividades diárias, pode levar ao excesso de peso e obesidade, assim como uma alimentação que fornece menos calorias que o necessário para a manutenção das atividades orgânicas e físicas pode levar à perda de peso (magreza ou desnutrição).

O alimento também é uma fonte de prazer, e isso deve ser levado em conta quando se pensa numa alimentação saudável, resgatando as culturas e valores alimentares, dando preferência aos alimentos regionais e de época.

Dicas para uma alimentação saudável:

1. Diga não aos doces. Troque por frutas desidratadas ou bananas.

2. Evite tomar bebidas alcoólicas.

3. Evite os alimentos gordurosos.

4. Elimine a manteiga, a margarina e a maionese de sua dieta. No lugar da maionese use mostarda e no da manteiga use queijo ou iogurte natural, ambos são pobres em gordura e em calorias.

5. Não repita uma refeição. Faça cinco ou seis refeições por dia no lugar de uma ou duas refeições de maior quantidade; para sobremesa coma frutas ou salada de frutas no lugar dos doces.

6. Não pule o café da manhã, ou mesmo uma refeição principal, assim a vontade de beliscar fora de hora será bem menor.

7. Tome um café da manhã rico em fibras com alguma proteína, como uma mistura de cereais com leite, uma torrada de pão integral com queijo com baixo teor de gordura; isto reduz o apetite por maior tempo evitando alimentos fora de hora.

8. Uma sugestão para se comer menos é começar a refeição com vegetais.

9. Se você gosta de tomar leite passe a beber o desnatado; a diferença é de 16 calorias por copo em relação ao leite integral.

10. Durma bem. Quando você não dorme o tempo necessário seu organismo necessita de mais energia e você acaba comendo mais do que deve. Dormir bem ajuda a emagrecer.

11. Se você sempre tem vontade de comer fora de hora, pode usar um truque: coma uma fruta.

12. Troque seu refrigerante por chá, água de côco, suco de fruta ou suco de tomate.

13. Tome água. O ideal são 4 garrafinhas de 500ml de água por dia.

14. Antes de comer alguma coisa extra, pergunte a você mesmo se está realmente com fome.

15. Coma mais frutas. Fazem bem à saúde e reduzem a vontade de comer doces.

16. Coma devagar, mastigue bem os alimentos e procure sentir bem seu sabor. Assim você comerá de forma correta facilitando sua digestão e em menor quantidade.

17. Sempre pratique exercícios físicos.

Fonte: Paola Andressa Scuracchio

Monitora Educacional - Nutricionista

Especialista em Clínica e Esporte

Mestre em Alimentos e Nutrição

22 de fevereiro de 2011

3ª Edição Boletim Informativo APE

Na aba de "downloads" voce já pode conferir algumas matérias da 3ª Edição do Boletim Informativo APE e também utilizar o material de apoio para auxiliar na execução das ações.

18 de fevereiro de 2011

Comunicado APE 05/2011 Prorrogação do concurso de logo e nome do boletim informativo

Prezados Monitores (as) Educacionais,

Visando atender toda demanda, pois temos em andamento o diagnóstico estratégico e outras ações à serem desenvolvidas, fica prorrogado o prazo de envio do logo e nome do Boletim Informativo do Projeto APE para o dia 25 de fevereiro (sexta-feira).

Informamos ainda que, todo o material deve ser encaminhado ao e-mail: projetoape@edunet.sp.gov.br até às 17h do dia 25/02/2011.

Após este período não serão considerados os arquivos recebidos.

Contamos com a participação de todos!

Atenciosamente

Marcos Galvez

Coordenador Projeto Ações Preventivas na Escola


Recorte da notícia de abertura do concurso (APE News - 2ª edição)