17 de janeiro de 2010

DICAS DE FILMES - "FormiguinhaZ"




FormiguinhaZ

Trabalhar em equipe é uma necessidade. Ninguém parece ter dúvidas quanto a isso, mas fazê-lo a contento, depende de uma série de fatores. Por isso, a visão, o compartilhamento de ideias e a união em torno de um objetivo comum, apesar das eventuais divergências internas, resulta em um bom trabalho.

 
Também é primordial para o grupo que todas as pessoas se sintam ouvidas, percebam que são parte integrante da equipe e importantes para o resultado.
O filme

Z é o filho do meio de uma família de milhares de formigas e, por esse motivo, se sente insignificante e pouco disposto para a vida que leva. Como todas as formiguinhas quando ainda são recém-nascidas, ele foi escolhido para a realização de um trabalho específico, como operário, cavando buracos que servem para a comunidade se locomover debaixo da terra ou ainda para guardar seu alimento.

Inconformado com isso, Z vive uma vida de infelicidade e tem o acompanhamento de um terapeuta. Sua existência começa a mudar quando ele encontra, por acaso, com a princesa Bala num de seus momentos de folga e dança com ela. A perspectiva de reencontrar a jovem aspirante ao trono faz com que ele troque de lugar com um amigo para participar de uma apresentação dos soldados as autoridades do formigueiro.
O que ele não desconfia é que o general Mandíbula pretende assumir o trono e acabar com os espécimes inferiores do formigueiro. Para isso, declarou guerra contra os cupins, ocasião em que pretende exterminar os eventuais opositores ao seu plano de controlar ditatorialmente a colônia de formigas.
Para se opor a força do general Mandíbula, Z irá se posicionar como um personagem cheio de ideias e de sonhos que o levarão a conhecer novas realidades e levantar as formigas da colônia contra a opressão dos líderes militares.
Nesse embate entre força e inteligência tendemos a pensar que a brutalidade pode triunfar, “FormiguinhaZ” coloca o trem de volta nos trilhos e demonstra, com graça e leveza, que as maiores realizações dependem, essencialmente, da nossa capacidade de articulação, diálogo, reflexão, decência e criatividade.

Aos educadores

1- Não somos iguais e o respeito às individualidades deve ser uma das principais metas a se atingir no mundo em que vivemos. Isso não se refere somente a tolerância racial, sexual ou religiosa. Também devemos pensar nesse princípio no que se refere às inteligências. Como temos lidado com as variadas habilidades e competências de nossos jovens e crianças?

2- Uma das principais lições de “FormiguinhaZ” nos diz que devemos aprender a pensar por conta própria. Ter iniciativa é, como bem sabemos, uma das maiores exigências da sociedade e, também, do mercado de trabalho. E o que fazemos em relação a isso nas escolas? 

Ficha Técnica

FormiguinhaZ
(AntZ)

País/Ano de produção: EUA, 1998
Duração/Gênero: 82 min., Animação
Direção de Eric Darnell e Tim Johnson
Roteiro de Todd Alcott, Chris Weitz e Paul Weitz
Elenco (Vozes): Woody Allen, Sharon Stone, Gene Hackman,
Jennifer Lopez, Danny Glover, Sylvester Stallone, Christopher Walken,
Anne Bancroft, Dan Akroyd e Paul Mazursky.

Nenhum comentário: