27 de janeiro de 2010

DICAS DE FILMES - "Tainá - uma aventura na Amazônia"

Tainá, Uma Aventura na Amazônia


"Tainá" nos conta a história de uma indiazinha (a Tainá do título, vivida pela menina Eunice Baía) que mora na floresta Amazônica com seu avô. Como todos os outros habitantes , ela e o avô parecem totalmente a vontade entre a vasta vegetação e a rica fauna que os rodeia. Eles aparentam ser parte integrante desse local, integrando-o,sem agredi-lo. A idéia de coexistência pacífica entre homem e natureza é portanto um ponto que pode ser explorado a partir do filme.

Deve-se ponderar sobre a caricutura do pesquisador estrangeiro apresentado, pois corre-se o risco de criar uma falsa ideia sobre este profissional, olhando-o apenas como explorador.

Visualizar a riqueza do território amazônico, sem dúvida alguma um dos maiores patrimônios do mundo em que vivemos e, particularmente dos brasileiros, é outra oportunidade dada pelo filme. Trabalhar com os mapas da região, a vegetação local, os rios. Entender as culturas indígenas e suas diferenças (como no caso do contraste entre Tainá e o menino Joninho). Valorizar a floresta e lutar pela preservação dos rios amazônicos. Todas essas possibilidades podem aflorar a partir do trabalho com o filme.

Ficha Técnica

Tainá, Uma Aventura na Amazônia

País/Ano de produção: Brasil, 2000
Duração/Gênero: 90 min., Infantil/Drama/Aventura
Disponível:- VHS e DVD
Direção de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch
Roteiro de Cláudia Levay e Reinaldo Moraes
Elenco: Eunice Baía, Caio Romei, Rui Polanah, Jairo Reis,
Luis Carlos Tourinho, Beth Erthal e Branca Camargo.

Nenhum comentário: