18 de janeiro de 2010

DICAS DE FILMES - "Meninos não choram"

Meninos não choram


Quando as diferenças se estabelecem no campo da sexualidade os tabus parecem ainda maiores.

A história verídica que é apresentada no filme "Meninos não choram", justamente premiado com o Oscar de melhor atriz para a protagonista Hilary Swank, nos encaminha para uma atmosfera onde se verifica muito mais que a incompreensão e a violência, prevalece o preconceito.

 


Para o trabalho:

1- O esclarecimento de que a homossexualiade não se trata de uma escolha ou opção e de que a mesma não consta do código internacional de doenças (CID 10), é fundamental para nortear as discussões sobre o assunto.
O CID 10 é publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e visa padronizar a codificação de doenças e outros problemas relacionados à saúde.

2-  O termo usado para pessoas que sentem desejo (atração afetivo-sexual) por pessoas do mesmo sexo é orientação sexual homossexual. E para quem sente desejo (atração afetivo-sexual) por pessoas do sexo oposto, orientação sexual heterossexual.
3- A liberdade se encontra entre os direitos básicos da humanidade desde que os iluministas franceses criaram suas principais obras, ainda no século XVIII. Vale conferir a história e verificar como as diferenças tem sido tratadas ao longo do tempo.

4- A sexualidade humana é um aspecto complexo do nosso desenvolvimento e caminha lado a lado com as tranformações socio-politica-econômicas.

5- Na natureza, a maioria das espécies (peixes, mamíferos, aves) apresentam comportamentos homossexuais.
Ficha Técnica

Meninos não choram
(Boys dont cry)

País/Ano de produção:- EUA, 1999
Duração/Gênero:- 118 min., Drama
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Kimberly Peirce
Roteiro de Andy Bienen e Kimberly Peirce
Elenco:- Hilary Swank, Chloe Sevigny, Peter Sarsgaard, Brendan Sexton III,
Alison Folland, Alicia Goranson.





Nenhum comentário: