26 de janeiro de 2010

DICAS DE FILMES "Os Thornberrys - O Filme"

Os Thornberrys - O filme

S.O.S. Meio Ambiente

A onda ecológica foi responsável pelo surgimento em todo o mundo de Organizações Não Governamentais de grande, médio ou pequeno porte que fazem um barulho enorme para proteger desde ecossistemas completos até espécies de animais ameaçadas de extinção.

A família Thornberry não é decididamente uma família normal, conforme dizem na apresentação na versão televisiva da animação. É constituída pelo pai (Nigel), mãe (Marianne), duas filhas (Eliza e Debbie), um menino selvagem (Donnie) e um macaco, carinhosamente chamado de Darwin. O eixo das histórias gira em torno da filha caçula, Elisa, que adquiriu o poder de falar com os animais dos variados lugares pelos quais circula em companhia dos pais. Os pais são documentaristas especializados em animais e meio-ambientes diferenciados (circulam pela África, pela América, pela Oceania).
A transposição da série televisiva para a telona dos cinemas deu origem a uma nova aventura, onde mais uma vez vemos Elisa e Darwin se arriscando para salvar espécies animais ameaçadas pela ambição dos caçadores.


Aos Educadores

1- Muito mais que um modismo, o interesse pela questão ambiental tem que ser constantemente estimulado  entre os estudantes, podendo ser explorado em todas as áreas do conhecimento trabalhadas na escola. As possibilidades se iniciam com pesquisas que expliquem o sentido das palavras mais importantes relacionadas ao tema, como ambientalismo, questão ambiental, ecossistema, ecologia, efeito estufa, capitalismo, consumismo.

2- Uma outra opção é buscar dados e informações sobre a situação atual do planeta, os animais que correm riscos de extinção, as paisagens que tem sofrido os piores efeitos da devastação ambiental do homem ou ainda outros, da variada gama relacionada a questão ambiental. De dados estatísticos a imagens que apresentem um retrato atual dos temas focados, de textos explicativos a análises criadas por especialistas que tem tentado virar o jogo e salvar essas espécies. Tudo aquilo que puder garantir um painel atualizado e passível de interpretações que possam nortear ações práticas dos próprios estudantes.
3- Os alunos podem ser estimulados a entrar em contato com as grandes ONGs que atuam no setor. Através de e-mails ou de cartas, por contatos telefônicos ou mesmo visitas a sedes que sejam próximas das escolas que pretenderem realizar trabalhos desse tipo, tudo é válido para aproximar os jovens das tensões, do cotidiano, da luta e do idealismo das pessoas que trabalham em favor da defesa do meio ambiente.
4- Que questões ambientais existem próximas ao ambiente de sua escola? Procurem obter informações sobre o desaparecimento de animais que vivem nas matas e florestas que existem ao redor de seu município. Averigúem o que tem ocorrido com a vegetação original do local onde mora. Verifiquem se existem grupos atuando em favor da defesa desse meio ou desses animais. Entrem em contato, busquem informações que lhes permitam colaborar com esse trabalho.

Ficha Técnica

Os Thornberrys - O Filme
(The Wild Thornberrys Movie)

País/Ano de produção:- EUA, 2002
Duração/Gênero:- 85 min., Animação
Disponível em VHS e DVD
Direção de Cathy Malkasian e Jeff McGrath
Roteiro de Kate Boutilier
Elenco (vozes):- Tim Curry, Rupert Everett, Flea, Melissa Greenspan,
Brenda Blethyn, Jodi Carlisle, Lacey Chabert, Marisa Tomei, Danielle Harris.

Nenhum comentário: