27 de janeiro de 2010

DICAS DE FILMES - "Supe size Me - a dieta do palhaço"

Super Size Me – A Dieta do Palhaço

A alimentação sempre foi um dos grandes temas da humanidade. Primeiramente pela necessidade de sobrevivência, quando tínhamos que garantir a subsistência de nossos grupamentos e organizávamos os processos e estratégias através dos quais conseguíamos nossos alimentos. Isso começou há muito tempo atrás, quando ainda não conseguíamos divisar com clareza as nossas diferenças com outras espécies que habitavam o planeta.

Para superar as eventuais dificuldades começamos praticando a coleta. A oferta não era sempre tão farta, muitas vezes o que era obtido não era suficiente para suprir a demanda do grupo. Evoluímos para uma dieta carnívora a partir do momento em que liberamos as mãos e produzimos as nossas primeiras ferramentas (de ossos, paus, pedras). Tanto na coleta quanto na caça (e na pesca) existia a clara necessidade de deslocamento (nomadismo), com os grupamentos humanos sendo obrigados a procurar manadas ou locais onde existisse uma oferta razoável de água e frutos.
O surgimento da agricultura, da criação de animais e posteriormente do comércio facilitou muito a vida da humanidade. As grandes civilizações erigiram mercados, construíram estradas, estabeleceram regras, definiram a cobrança de impostos e com medidas dessa natureza permitiram que suas comunidades tivessem acesso rápido e fácil aos alimentos. Bastava apenas ter dinheiro para pagar por essas mercadorias. Este breve resumo histórico poderá permear o trabalho com sobre o tema da alimentação, e como nos relacionamos com ela ao longo do tempo e da evolução.
Daquele período para os dias de hoje muitas alterações surgiram e levaram a estruturação de possibilidades ainda maiores e melhores no que tange a obtenção de alimentos pelos seres humanos. O século XX foi o que maior contribuição trouxe para que a distância entre homens e alimentos diminuísse. Equipamentos como refrigeradores, fogões a gás, fornos de microondas, fornos elétricos e vários eletrodomésticos  ajudaram a agilizar os processos de transformação dos alimentos.

Além dos equipamentos criados pela tecnologia, a humanidade produziu técnicas de armazenamento, formas de conservação,alimentos instantâneos, suplementos vitamínicos e viu crescer enormemente a rede de restaurantes e demais estabelecimentos que atendem a demanda alimentícia humana nas grandes cidades.
Entre esses restaurantes, a partir da década de 1950, surgiu uma nova categoria denominada lanchonete fast-food. As pessoas se afeiçoaram aos sistemas e processos que permitiam a esses estabelecimentos oferecer hambúrgueres, cachorro-quente, batatas fritas, frangos empanados, refrigerantes ou sundaes em poucos minutos.Entre as várias redes, a de maior presença e força é o McDonald’s.

No entanto, a qualidade destes alimentos e a forma como são produzidos tornaram-se uma questão de saúde pública.
Para atestar essa circunstância, o cineasta Morgan Spurlock resolveu comprovar os problemas relacionados a uma dieta baseada no consumo constante de alimentos oferecidos por redes de lanchonetes fast-food. Para tanto, tornou-se cobaia de sua própria experiência e durante um mês se alimentou exclusivamente de produtos oferecidos pela maior rede mundial de lanchonetes fast-food, o McDonald’s. Os resultados? Confira assistindo o filme, um grandioso documentário, vencedor de vários prêmios.
O Filme

Super Size Me era o nome dado a uma promoção realizada pelo McDonald’s até o lançamento do filme do cineasta Morgan Spurlock. Em que consistia a promoção? Ao comprar seu lanche dentre as ofertas básicas do cardápio em qualquer loja dos Estados Unidos, acrescentando-se alguns centavos a mais o cliente poderia se deliciar com uma carga adicional de refrigerantes e batatas fritas. 
Morgan Spurlock fez exames e consultas com diferentes médicos antes de iniciar sua dieta de um mês durante o qual comeria apenas itens oferecidos no cardápio das lanchonetes McDonald’s. Estava em boas condições de saúde ao iniciar seu filme. Depois da maratona a que se submeteu tinha o fígado equivalente ao de um alcoólatra, altas taxas de colesterol e triglicérides e corria risco de vida.

Aos educadores

1- A orientação nutricional para os jovens é um tema de fundamental importância, a melhoria na qualidade da alimentação é um forte agente de prevenção à doenças. Como um tema importante no Projeto APE, a orientação voltada para o consumo de frutas, verduras e legumes é fundamental. Por outro lado, as vendas de produtos industrializados com muito açúcar, conservantes e gorduras crescem mais e mais a cada dia. Vamos discutir sobre estas questões?
 E a escola, a cantina? Como podemos colaborar?


2- O envolvimento dos pais com este tema é de suma importância, pois são eles os responsáveis pelas compras destes alimentos. Uma palestra que enfoque também os gastos com alimentos superfluos (bolachas recheadas, salgadinhos, etc) e o que isto poderá gerar de gastos futuros com a saúde, são questões de interesse das familias.Para tal trabalho seria interessante a organização de eventos em que o filme fosse apresentado nas escolas para toda a comunidade e que depois se instalasse um debate permanente. A partir dessa iniciativa os próprios pais poderiam colaborar com sugestões, modificando os hábitos alimentares de seus filhos em casa e, ainda, cobrando alterações no cardápio escolar.

3- O filme de Spurlock é também um ótimo recurso para aulas de ciências (mais especificamente Biologia). Os processos internos do corpo humano, suas reações quanto ao consumo de variados alimentos, as conseqüências da ausência ou excesso de determinados produtos, a obesidade e a própria busca de um cardápio mais equilibrado podem gerar e motivar muitas aulas e atividades.

4- As mudanças dos hábitos alimentares nos últimos 50 anos também podem servir de enfoque para pesquisas e trabalhos. Projetos e atividades articuladas entre a História, a Geografia, a Sociologia, a Filosofia e as disciplinas de códigos e linguagens surgiriam a partir de entrevistas e pesquisas de campo junto a pessoas da comunidade de diferentes gerações. Como era a alimentação nos anos 1950? Que modificações surgiram a partir da década de 1960? De que forma ocorreu a substituição de produtos naturais pelos industrializados? Essas e muitas outras questões poderiam ser feitas e transformadas em gráficos, tabelas, painéis e outros demonstrativos para conscientizar ainda mais os estudantes e a comunidade.

Ficha Técnica

Super Size Me

País/Ano de produção: EUA, 2004
Duração/Gênero: 98 min., Documentário
Direção e Roteiro de Morgan Spurlock

Nenhum comentário: