26 de janeiro de 2010

DICAS DE FILMES - "Osmose Jones"

Osmose Jones

Uma Viagem no Corpo Humano

O que acontece com os alimentos a partir do momento que os ingerimos? Que caminhos são trilhados pelas frutas, legumes, verduras, carnes, ovos e demais componentes de nossa dieta cotidiana depois da mastigação? De que forma as enzimas e sucos gástricos, entre tantos mecanismos e recursos de que nosso corpo é dotado, reagem a medicamentos e a comida que "colocamos" em nosso organismo?
Foi pensando nisso que os produtores do filme/animação "Osmose Jones" pensaram ao criar a premissa do longa-metragem.

É verdade que possuímos, atualmente, tecnologia suficiente para examinarmos componentes da fisiologia humana em laboratório Uma das possibilidades maiores que nos é dada por "Osmose Jones" refere-se justamente ao caráter cômico e pretensamente descompromissado da produção. Ao abordar o tema "corpo humano" sem que se dê um caráter acadêmico ao estudo, o filme consegue cativar os estudantes que estão sendo introduzidos ao assunto (vale lembrar que esse material deve ser utilizado prioritariamente com alunos do Ensino Fundamental, sendo também aplicável ao Ensino Médio).

 
O filme

Frank Pepperidge (Bill Murray) é zelador num zoológico e pai de uma garota de 13 anos de idade. Diferentemente de sua filha, Frank é extremamente descuidado e, constantemente peca pela absoluta falta de zelo com sua própria saúde e aparência.

No início do filme, ao receber sua filha Shane (Elena Franklin) para uma visita ao zoológico, Frank comete uma exemplar falha relacionada à falta de higiene. Ao se alimentar em frente à jaula dos chimpanzés, permite que um dos macacos pegue o ovo que estava prestes a ingerir. Na seqüência, entra numa disputa pelo ovo com o chimpanzé, chegando mesmo a retirar o alimento da boca do animal. Não bastasse o fato de que o símio já havia colocado o ovo em sua boca, Frank acaba comendo o alimento mesmo depois de apanhá-lo do chão.
Nem mesmo os protestos de sua filha Shane evitaram que o pai viesse a comer o ovo.
Nesse ponto da história nossa trajetória se desloca para a boca de Frank. Nela percebemos uma movimentação de células (glóbulos brancos), como se fossem seres humanos, reagindo à ingestão do ovo, já sabendo que o organismo estava a ponto de receber a visita de bactérias e vírus indesejáveis.

Aos Educadores

1-  Que tal programar comparações entre o filme e documentários sobre o corpo humano? Paralelos podem ser explorados a partir da requisição de quadros e tabelas em que se apresentem informações coletadas em cada um dos recursos pesquisados. Esses quadros e tabelas podem ser montados como painéis nos quais os alunos divulgariam seus resultados quanto às comparações e abririam espaço para um debate entre os vários grupos e as diferentes conclusões a que chegaram.

2- Outro tópico refere-se a questão da higiene pessoal e aos hábitos alimentares. O personagem Frank (Bill Murray) equivale a tudo aquilo que devemos condenar (quanto à higiene pessoal e hábitos alimentares) e poderia servir como base para que pudéssemos produzir uma resposta coletiva ao que podemos e devemos fazer para nos alimentarmos de forma mais adequada e os hábitos que devemos desenvolver para evitar que tenhamos doenças decorrentes da  falta de higiene.

Ficha Técnica

Osmose Jones
(Osmosis Jones)

País/Ano de produção:- EUA, 2001
Duração/Gênero:- 99 min., Comédia
Disponível em VHS e DVD
Direção de Peter Farrelly e Bobby Farrelly
Roteiro de Marc Hyman
Elenco:- Bill Murray, Elena Franklin, Chris Elliott; as vozes de Chris Rock,
Laurence Fishburne, David Hyde Pearce, William Shatner e Brandy Norwood.

Nenhum comentário: