17 de janeiro de 2010

DICAS DE FILMES - "Juno"

Juno
 Gravidez na Adolescência


Gravidez na adolescência é um tema fundamental no trabalho em prevenção, não apenas pelo risco à saúde de mãe e filho quando muito jovens e/ou pelo risco de infecção por DST/Aids pela prática sexual desprotegida. A questão é complexa e merece uma abordagem transparente e isenta de posicionamentos pessoais. Não está em questionamento a liberdade que o jovem contemporâneo desfruta sobre sua prática sexual. O objetivo deve ser sempre o de colaborar para a reflexão sobre as consequências que uma gravidez não planejada poderá acarretar aos envolvidos com ela, a saber: a garota, o garoto, as familias, os amigos. Assim como os contextos em que estão inseridos: socioeconômico, escolar, cultural.


 O filme

Juno MacGuff (Ellen Page) é uma adolescente que engravida de maneira inesperada de seu colega de classe Bleeker (Michael Cera). Com a ajuda de sua melhor amiga, Leah (Olivia Thirlby), e o apoio de seus pais, Juno conhece um casal, Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), que está disposto a adotar seu filho, que ainda nem nasceu.



O filme Juno surpreende pelo roteiro, bastante atual, e propõe um olhar para a gravidez que envolve questões como barriga de aluguel, doação de filho, e valores fundamentais como o respeito. Ao lidar com a filha grávida e suas escolhas, os pais demostram grande respeito à sua individualidade. As diferenças culturais, neste sentido, também poderão fomentar bons debates.


Ficha técnica

Diretor: Jason Reitman

Elenco: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, Olivia Thirlby, J.K. Simmons, Allison Janney, Rainn Wilson, Lucas MacFadden.

Produção: John Malkovich, Lianne Halfon, Mason Novick, Russell Smith

Roteiro: Diablo Cody

Fotografia: Eric Steelberg

Trilha Sonora: Matt Messina

Duração: 92 min.

Ano: 2007

País: EUA

Gênero: Comédia Dramática

Distribuidora: Paris
















 

Nenhum comentário: