26 de janeiro de 2010

DICAS DE FILMES - "Os sem floresta"

Os Sem-Floresta
Animal saudável é o bicho
Desenhos animados inteligentes são aqueles que conseguem trabalhar nas entrelinhas temas importantes sem que isso atrapalhe a diversão da criançada e que, ao mesmo tempo, os tornem conscientes dessas prementes questões do mundo em que vivemos. Trata-se realmente de uma arte conciliar animações com assuntos como meio-ambiente, relação familiar, alimentação.

Esse é, sem dúvida, o caso da produção Os Sem-Floresta, da Dreamworks. O filme dos diretores Tim Johnson e Karey Kirkpatrick, roteirizado de forma talentosa por Len Blum, Lorne Cameron, David Hoselton e também pela diretora Kirkpatrick, é uma engenhosa e muito animada história envolvendo animais que moram numa pequena floresta e que, depois do período de hibernação, acordam tendo como vizinhos um grande e moderno condomínio.
A partir desse encontro muito provável nos dias em que vivemos,se estabelece uma relação interessantíssima entre os bichos da floresta e a nova realidade que os cerca. Relação essa pautada em casos verídicos percebidos através de matérias divulgadas pela grande mídia que dão conta de inúmeras situações em que animais selvagens entram em bairros residenciais próximos ao seu habitat natural em busca de alimentos nos lixos das casas ali localizadas.


O que é apresentado de forma engraçada no filme pode e deve ativar uma conversa com as crianças no sentido de saber das mesmas se já viram animais como aqueles apresentados no filme nas cercanias de suas residências. Se viram, o que fizeram? Como deveriam proceder em casos como esses? Como eram os animais que eles viram?

Isso tudo poderia desencadear uma conversa/aula bastante esclarecedora de ciências naturais. Ajudaria inclusive a resguardar as crianças em situações nas quais elas encontrassem algum espécime selvagem. Poderia levar ao surgimento de projetos em bairros que tivessem tal característica afim de que veterinários ou biólogos ajudassem a resgatar e resguardar os animais, encaminhando-os a entidades ambientais responsáveis que os pudessem reencaminhar para a natureza. Outra ligação interessante seria entre os animais e o meio-ambiente onde usualmente vivem.
Há matérias sendo publicadas e divulgadas demonstrando que o ritmo voraz de consumo da humanidade exige muito mais do que o planeta Terra é capaz de nos dar. Imaginem então que... se falta para nós, o que irá acontecer com os outros seres vivos que habitam a nave-mãe em que vivemos?
 
 Como poderemos equilibrar nossa relação com o planeta, diminuindo a destruição, preservando a vida animal e vegetal, sendo mais justos na distribuição das riquezas produzidas ?
No desenho Os Sem-Floresta a vida dos animais é retratada como sendo baseada nos moldes familiares dos seres humanos, pelo menos naqueles que retratam uma busca coletiva e cooperativa pela sobrevivência pautados numa relação cordial, fraterna, sincera e amiga entre os personagens. A inserção de um novo membro a essa “família”, apresenta alguns valores importantes como a tolerância.

Para o trabalho : o filme poderá contribuir nas questões sobre os cuidados com animais, a forma como são alimentados, as mudanças em seu habitat natural, e o papel do homem neste contexto.

Ficha Técnica

Os Sem-Floresta
(Over the Hedge)

País/Ano de produção: Estados Unidos, 2005
Duração/Gênero: 83 min., Animação
Direção de Tim Johnson e Karey Kirkpatrick
Roteiro de Karey Kirkpatrick, Len Blum, Lorne Cameron, David Hoselton
Elenco (vozes): Bruce Willis, Garry Shandling, Steve Carrel, William Shatner, Wanda Sykes, Nick Nolte, Thomas Haden Church, Allison Janney, Eugene Levy, Catherine O’Hara.

Nenhum comentário: